post image

Saiba a melhor forma de consumir tomate, beterraba e laranja

Tomate, beterraba e laranja são três alimentos que podem ser consumidos a partir dos 6 meses de idade de uma criança e devem fazer parte de toda a vida. O tomate, por exemplo, contém um nutriente chamado licopeno, a beterraba é rica na substância betalaína e a laranja, em vitamina C. Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.


Benefícios do tomate
O licopeno do tomate contém antioxidantes poderosos e, por isso, ajuda a combater os radicais livres, compostos que causam mutações no organismo e levam ao envelhecimento precoce. Além disso, o licopeno protege o sistema cardiovascular.


Essa substância faz parte do grupo dos carotenoides, pigmentos que dão cor amarela, vermelha, laranja e verde aos alimentos. Existem centenas de carotenoides, mas os mais conhecidos são o licopeno, o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina.


Todos esses componentes estimulam o sistema imunológico, dão mais elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalecimento às unhas. Eles são mais bem absorvidos pelo corpo quando expostos a altas temperaturas. Isso porque a célula que carrega o carotenoide tem uma membrana que fica mais maleável quando aquecida.


Existem vários estudos sobre a relação entre o licopeno e a proteção contra o câncer de próstata, mas isso ainda não é unanimidade entre os cientistas.
Tipos de tomate
O tomate é um fruto típico da América do Sul. Alguns estudos apontam que ele veio do Peru, foi domesticado no México e, de lá, levado para a Europa. A maneira mais eficiente de saber a quantidade de licopeno presente em cada variedade de tomate é pelo pigmento: quanto mais vermelho, maior a quantidade da substância.


Existem inúmeros tipos de tomate, de cores e tamanhos diferentes. Na culinária, eles são aproveitados conforme suas características: maiores ou menores, com mais ou menos polpa, mais ou menos pigmento, mais ou menos acidez.


Entre as variedades de tomate, há o vermelho (italiano, débora, carmem, cereja e grape), o rosado (momotaro), o alaranjado, o verde, o amarelado e o roxo.


Molho industrializado x caseiro
O molho industrializado faz o tomate perder outros nutrientes como vitamina C e fibras, mas não o que ele tem de mais valioso, que é o licopeno. Apesar disso, o produto enlatado ou em caixinha contém muitos conservantes e sódio. Por isso, é melhor dar preferência aos molhos caseiros.


Beterraba
A beterraba mais conhecida no Brasil é a de mesa, mas também existem as açucareiras, que não são roxas e servem para produção de açúcar e álcool. Essas são mais usadas na Europa e na Ásia.


A beterraba contém fibras, ácido fólico, carotenoides e vitamina A, mas seu principal nutriente é a betalaína, pigmento natural que dá a coloração roxa. Esse pigmento está associado a uma grande atividade antioxidante.


A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita. Outras dicas são temperar a salada de beterraba crua com limão e acompanhar a refeição com um suco de laranja ou de maracujá, quando houver beterraba no prato.


Laranja
A laranja também contém betacaroteno, mas o melhor nutriente dela é a vitamina C, que é um excelente antioxidande. Além disso, a vitamina C tem o importante papel de potencializar a absorção de ferro no organismo. A melhor forma de consumir laranja é fria e na hora. Isso porque a vitamina C é uma substância sensível ao calor, ao oxigênio e à luz.

Se você for guardar o suco por algum tempo, use uma jarra colorida e com tampa, e mantenha na geladeira se o dia estiver muito quente. Uma dica é combinar o suco de laranja com o consumo de carnes, para melhorar a absorção de ferro.
\"image\"

Fonte: G1
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: