post image

Mulheres empreendedoras: O que podemos aprender com elas

As mulheres estão a cada dia mais presentes no mundo dos negócios competindo de igual para igual com grandes empresários e líderes. Hoje não existem mais barreiras nem limites para elas, que têm invadido cada vez mais o universo empresarial e ocupado posições que antes eram preferencialmente dos homens.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro para a Liderança Feminina do Babson College, as mulheres representam 30% dos novos empresários surgidos no mundo. Já aqui no Brasil elas ocupam 40% deste montante.

Os números não mentem, a cada 100 brasileiras, 13 delas lideram o próprio negócio. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial de mulheres empreendedoras, com cerca de 8 milhões de mulheres à frente da própria empresa.

Confira abaixo as principais características da gestão feminina, segundo a Pesquisa da Executiva Brasileira realizada pela Caliper Estratégias Humanas do Brasil e divulgada pelo Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios:

•    Comunicação clara e assertiva;

•    Delegação eficaz de responsabilidades;

•    Liderança envolvente;

•    Valoriza a cooperação da equipe;

•    Voltadas à busca por resultados rápidos;

•    Realizam tarefas de imediato;

•    Desenvolvem empatia no relacionamento com sua equipe;

•    São flexíveis e abertas a novas ideias e soluções;

•    Ágeis na tomada de decisão;

•    Dinâmicas e autoconfiantes;

•    Compreendem as estratégias do negócio.

Atualmente as elas já ocupam cargos de liderança e chefia de grandes empresas e organizações se destacando cada vez mais no cenário corporativo e mostrando, principalmente, o poder feminino a frente da gestão de negócios.

Mas, afinal, o que podemos aprender com elas?

Confira abaixo algumas dicas do que podemos aprender com a liderança feminina:

Realizam diversas funções

As mulheres empreendedoras são mães, esposas, filhas e donas de casa. Elas conseguem assumir, com responsabilidade eeficácia,múltiplas funções, além de conduzir o próprio negócio.

Executam múltiplas tarefas

As mulheres conseguem executar, com assertividade, inúmeras tarefas do dia a dia ao mesmo tempo. Seja lidar com clientes, com a equipe, responder e-mails, delegar tarefas, entre outras atividades.

Líderes democráticas

As mulheres são líderes por natureza e conquistam sua equipe pelo respeito, transparência e abertura para novas ideias e sugestões. Valorizam as pessoas e a colaboração mútua.

Atenta aos detalhes

Mulheres são extremamente detalhistas e, por isso, conseguem minimizar riscos e possibilidades de erros.

E você, o que acha da gestão feminina? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento!

Fonte: Terra
Enviada por Paula Craveiros

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: