post image

Para dormir bem é preciso despertar bem

É comum entre as pessoas com 65 anos de idade reclamarem de insônia. Nessa fase, os idosos dormem, em média, uma hora e meia menos do que dormiam aos 20, segundo uma pesquisa da Deaconess Medical Center, de Israel, e da Universidade de Toronto, no Canadá. Entre as principais queixas que afetam o sono estão levantar frequentemente à noite e sensação de cochilo e não sono profundo.

Remédios, alimentação e o quarto são os maiores problemas. De acordo com o geriatra Angelo José Gonçalves Bos, é natural que o sono dos idosos seja mais leve. Barulhos e situações que costumavam não atrapalhar antes, podem incomodar bastante nessa fase.

– É comum um idoso chegar ao consultório e reclamar que não consegue dormir e descansar e quem o acompanha contradizê-lo e destacar que ele não só dorme, como ressona ou ronca - sinais que podem indicar que ele está dormindo, mas na verdade não está – afirma.

Bos conta que os idosos podem apresentar os sinais habituais de sono, mas, ainda assim, continuar acompanhando movimentos e barulhos. O resultado: acordar cansado, memória afetada e provocar outros problemas de saúde.

Quando acordar muitas vezes no meio da noite para ir ao banheiro se torna rotina, os remédios que os idosos precisam tomar devem ser revistos pelo médico. No entanto, Bos diz que a insônia está relacionada, principalmente, ao ambiente em que a pessoa dorme.

– Nós aprendemos a comer melhor, a fazer atividades físicas, mas não ninguém ensina a se preparar para o sono. Os especialistas falam em higiene do sono. O nome parece estranho, mas indica que devemos limpar tudo aquilo que atrapalha na hora de dormir.

Escuridão total é tão problemático para os idosos quanto um quarto muito claro. O ideal é manter escuro, mas com um pouco de luminosidade para que, ao acordar, o ambiente não se torne perigoso. Depois das 18h, também não é bom beber café, chimarrão ou chás estimulantes e comer alimentos gordurosos, como o chocolate.

– O sono superficial atrapalha a vida diária. É preciso entender que repouso é diferente de dormir. Não há uma fórmula mágica, há quem se sinta bem dormindo apenas seis horas por dia, assim como há quem precise dormir um pouco mais. Se o idoso acorda e não sente sono é porque a quantidade de horas foi suficiente.

Usar medicamentos para dormir é, para Bos, a pior solução para a qualidade do sono dos idosos.

– Esses remédios podem provocas nas pessoas comportamentos parecidos com demência e Alzheimer.

São três as dicas de Bos para garantir um sono de qualidade para a terceira idade:

1. Caminhar regularmente pela manhã

– A caminhada, assim como todas as atividades leves - ajudam a despertar, quando são feitas pela manhã. Quem desperta bem faz o metabolismo do corpo fique ativado e permite que o sono chegue naturalmente – explica o geriatra.

2. Dormir num lugar adequado

Luz e barulho não são adequados para o sono de qualquer pessoa. Os idosos são ainda mais afetados por essas condições.

– Tudo aquilo que prende a atenção na hora de dormir, como uma tv barulhenta, internet, são ruins para a qualidade do sono. O lugar de descanso deve ser calmo, escuro e confortável.

3. Comer bem

Gorduras devem ser evitadas à noite, pois pesam o estômago e fazem com que o sono seja agitado. São aliados do sono alimentos que ajudam a relaxar e são fontes que estimulam a formação de melatonina - hormônio responsável pelo sono - e serotonina - que aumenta o relaxamento. Banana, farinha de aveia, arroz integral e maracujá são alguns desses alimentos.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: