post image

A importância do prazer na atividade física

Na academia, os instrutores só me deixam fazer musculação. Gosto de correr, caminhar e alongar. Eles insistem que não preciso fazer exercícios aeróbicos. Estou frustrada.

> Atividades aeróbicas nunca são ruins. São recomendadas para todas as pessoas, desde que não exista restrição médica. Você está no lugar errado. Seu perfil combina com um estúdio de pilates ou dança. Essas atividades trazem benefícios como a musculação e trarão prazer. O exercício físico deve fazer bem ao corpo e à mente.

Treino musculação e engordei 5 quilos. Sinto que ganhei gordura. Tomar o suplemento BCAA é eficaz para ganhar músculos?

> O BCAA preserva a massa muscular em treinos de resistência. Não faz sentido em treinos de força. Se a série estiver adaptada para o ganho de massa magra e se a alimentação fornecer as proteínas necessárias, isso acontecerá – sem BCAA ou outro suplemento. Se você ganhou gordura, é porque há um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. Faça uma atividade aeróbica para reduzir a gordura e ajuste a alimentação com um profissional.

Decidi levar a corrida a sério. Com um profissional, pratico treino funcional, inspirado em movimentos naturais. Com um atleta, faço tiros e educativos para aperfeiçoar detalhes da corrida. Um critica o trabalho do outro. O que faço?

> Os exercícios funcionais desenvolvem equilíbrio, força muscular e consciência corporal. Na hora da corrida, ajudam você a adaptar a pisada às irregularidades do solo. Fazer educativos de corrida e tiros melhora a mecânica do movimento e o sistema cardiorrespiratório. Tente promover “a paz” entre seus professores. Ambos são fundamentais.

Faço reeducação alimentar e pratico exercícios três vezes por semana. Emagreci 2 quilos no primeiro mês e não emagreço mais. Meu corpo se adaptou?

> Você ganhou massa magra. Às vezes, sem perceber, pode burlar a dieta. Em vez de seguir um regime, tente fazer escolhas saudáveis, mais fáceis de levar adiante. Substitua frituras por grelhados e produtos industrializados por naturais. Inclua fibras e evite gorduras. Faça atividades físicas cinco vezes na semana, por 30 minutos cada, no mínimo. Isso acelerará seu metabolismo e a libertará da escravidão da dieta.

Fonte: Veja/ Marcio Atalla

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: