post image

Exercícios físicos na redução da psoríase

Mulheres que se exercitam vigorosamente podem reduzir o risco de desenvolver psoríase, dizem pesquisadores da Universidade de Harvard. A psoríase é uma doença que provoca inflamação e placas descamativas na pele e couro cabeludo. Exercícios vigorosos por até 3 horas por semana podem reduzir o risco em cerca de 25 a 30%. No entanto, exercícios leves como caminhar ou andar de bicicleta não foram associados com a diminuição do risco de surgimento da doença.

Os autores dizem que os mecanismos possíveis por trás destes achados poderiam ser vários. Por exemplo, a atividade física tem a capacidade diminuir a inflamação. É possível que mulheres que praticam exercícios vigorosos também tenham um estilo de vida mais saudável e que outros fatores possam ter contribuído para diminuir o risco da doença mas, mesmo considerando outros fatores já conhecidos, a associação continuou a ser significativa.

O Dr. Roberto Kirsner, chefe de dermatologia da Universidade de Miami, comentou que o exercício permite que pacientes que tenham maior risco de desenvolver a doença devido à história familiar possam fazer alguma coisa que permita reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Disse ainda que, em adição a redução da inflamação, o exercício também reduz o estresse e a depressão, que são associados com a psoríase. 

Fonte: Estadão

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: