post image

Fumantes têm mais chances de terem dor nas costas

Todo mundo conhece os danos causados pelo cigarro: os sistemas circulatório, imunológico e respiratório são altamente prejudicados pelo hábito de fumar. Mas tem mais um item nessa lista que talvez ninguém dê muita bola: fumantes e ex-fumantes têm maior incidência de dores nas costas do que aqueles que nunca fumaram.

Vários são os fatores que contribuem para isso. O primeiro deles é o fato de o cigarro piorar a vascularização de pequenas estruturas, o que prejudica a nutrição dos discos intervertebrais, que conferem rigidez e flexibilidade à coluna. Isso favorece o processo degenerativo e pode causar dores nas costas.

Além disso, o cigarro acelera o envelhecimento dos discos e de outras estruturas da coluna. Esse processo, infelizmente, é irreversível, e é um fator de risco para o desenvolvimento de doença degenerativa do disco e hérnia de disco.

"O processo degenerativo é de mão única, você não consegue reverter o processo. Como se trata de um processo progressivo, ou seja, evolutivo, mesmo depois de parar de fumar, o dano já está feito e não há uma regeneração", afirma o neurocirgião da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Vinicíus Benites.

O médico faz uma analogia com o envelhecimento da pele: se é impossível reverter o envelhecimento, as pessoas podem, pelo menos, tomar medidas para contornar e frear esse processo.

"Atividades físicas são fundamentais para a manutenção da coluna de uma forma saudável. Atividades de fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna, como a musculatura abdominal e lombar, para a coluna lombar, e a musculatura do trapézio e do pescoço, para a coluna cervical, são muito positivas", afirma. Atividades como musculação ou pilates são as mais indicadas.

Além de todos esses problemas, uma pesquisa publicada no American Journal of Medicine mostra que fumantes também tem maiores problemas no pós-operatório em cirurgias de coluna lombar. Fumantes apresentaram falhas na cicatrização óssea em 29% dos fumantes, contra apenas 10% de pacientes saudáveis.

O neurocirurgião da Unifesp ainda apresenta um terceiro dado que depõe contra a saúde da coluna de fumantes: o sedentarismo.

"Pessoas que fumam, normalmente, têm um perfil de hábitos de vida ruins, são sedentárias e comem mal. Esses hábitos influenciam também nas doenças da coluna", afirma Benites.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: