post image

Pesquisadores descobrem molécula que pode controlar a dor inflamatória

O Instituto Butantan, maior centro de pesquisa biomédica da América Latina, e a universidade americana Stanford descobriram uma molécula que controla a dor inflamatória. Estudos estão sendo testados em animais e o próximo passo é testar em humanos. Foram quatro anos de estudo. Os pesquisadores esperam que essa molécula seja usada para fabricar medicamentos com menos efeitos colaterais. A molécula se chama “Alda Um”. Ela ativa a enzima que está dentro da célula, chamada aldeído desidrogenase-2, e com isso há uma limpeza da célula.

“Esses aldeídos são produzidos desde a ingestão de álcool, quando o indivíduo ingere álcool, ele tem um acúmulo. Além da presença de uma doença, de uma inflamação, por exemplo, a gente observou que também tem um aumento desses aldeídos tóxicos. E eles são capazes de induzir a dor”, explica a pesquisadora do Instituto Vanessa Zambelli.

"A substância combate a dor em roedores. E isso gera uma grande perspectiva para, se for segura, que tenha resultado em humanos". 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 30% da população do mundo têm alguma dor. No Brasil, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudos para Dor mostrou que 67% da população sentem algum tipo de incômodo. As dores de cabeça são as mais frequentes.

Fonte: Jornal Hoje

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: