post image

Meu filho dorme no peito; o que eu faço para melhorar a amamentação dele?

A amamentação faz bem para o bebê e para a mãe, mas nem todos conseguem fazer com que esse momento seja pleno. Há quem enfrente muitas dificuldades, como os bebês com dificuldade de sugar o seio. "O bebê já nasce com o reflexo de sucção plenamente desenvolvido. No entanto, nas últimas 40 semanas ele recebia todo o suporte necessário para sua manutenção e seu crescimento. Assim, nas primeiras mamadas, embora ele tenha capacidade de sucção, faltam-lhe técnica e coordenação para realizar um mamada eficiente. É um processo de aprendizado, que depende muito da ajuda da mãe", explica o pediatra.

Como ajudar o bebê a sugar o leite

O médico diz que, em primeiro lugar, é preciso uma boa dose de calma e paciência. E, em segundo lugar, aproveitar as orientações de pessoal especializado das maternidades, no sentido de fazer da mamada uma atividade confortável para mãe e filho.


Bebê só dorme ao invés de mamar

Em alguns casos, ao ser colocado no seio da mãe, o bebê acaba dormindo. "Mamar é um processo totalmente estranho ao bebê, necessitando respirar constantemente para sobreviver, ouvindo sons e ruídos que lhe são totalmente estranhos, luzes irritando seus olhos, fraldas e roupas comprimindo seu corpo, irritando sua pele, naturalmente ele estará totalmente inseguro. Sua mãe é o mais próximo que existe, agora, do meio ambiente em que há pouco se encontrava. Assim, mamar lhe dá a segurança necessária, levando a um relaxamento total", explica o pediatra.

Se isso acontecer, nada de acordá-los. "Uma vez que o bebê adormeceu, deve-se coloca-lo no berço e aguardar que desperte para oferecer novamente o peito".


Meu leite é suficiente?

A única forma de se saber se o leite materno está sendo suficiente para o bebê é através da pesagem, que deve ser realizada com o bebê totalmente sem roupas, antes de mamada, na mesma balança e com o mesmo pesador, com intervalos que dependem da avaliação do pediatra que o acompanha. "Todas as outras variáveis, como choro constante, querer ficar ao seio constantemente, levar a mão à boda, etc., são subjetivas e não podem ser consideradas", afirma.

Se a mãe sentir que o bebê não está amamentando, o conselho do médico é buscar um pediatra, que irá fornecer aos pais todas as informações necessárias para seu relaxamento e esclarecimento de dúvidas. 

A recomendação atual da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o bebê tenha aleitamento materno exclusivo por livre demanda (sempre que tiver vontade) até 1 ano de idade, com acréscimo progressivo de outros alimentos (sucos, papas de frutas, papinhas salgadas, etc.) a partir de 6 meses.


Fonte: itodas

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: