post image

Ver TV mais de 3 horas diárias pode elevar risco de morte

Adultos que assistem à TV por três horas ou mais por dia podem ter duas vezes mais risco de morte prematura, comparado àqueles que assistem menos que isso, revelou uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no periódico Journal of the American Heart Association.

Pesquisadores analisaram os dados de 13.284 espanhóis saudáveis de, em média, 37 anos, para determinar a associação entre o risco de morte por todas as causas e três tipos de comportamentos sedentários: tempo gasto em frente à televisão, no computador e no volante. Durante os oito anos do estudo, 97 pessoas morreram, sendo 46 de câncer, 19 de doenças cardiovasculares e 32 de outras causas.

O risco de morte foi duas vezes maior entre pessoas que relataram assistir à TV por três ou mais horas por dia, comparadas àquelas que viam menos. O mais surpreendente é que não houve associação significativa entre a morte prematura e o tempo dedicado ao computador ou ao volante, outras atividades sedentárias. De acordo com os autores, a conclusão reforça pesquisas anteriores, segundo as quais o tempo gasto diante da televisão está relacionado à maior mortalidade.

"Nossas descobertas sugerem que adultos devem considerar aumentar sua atividade física, evitar longos períodos de sedentarismo e reduzir o tempo gasto diante da TV a não mais de uma ou duas horas por dia", afirma Miguel Martinez-Gonzalez, líder do estudo e professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Navarra em Pamplona, na Espanha.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Television Viewing, Computer Use, Time Driving and All?Cause Mortality: The SUN Cohort

Onde foi divulgada: periódico Journal of the American Heart Association

Quem fez: Francisco Javier Basterra?Gortari, Maira Bes?Rastrollo, Alfredo Gea, Jorge María Núñez?Córdoba, Estefanía Toledo, Miguel Ángel Martínez?Gonzalez

Instituição: Universidade de Navarra em Pamplona, na Espanha

Resultado: O risco de morte foi duas vezes maior entre pessoas que relataram assistir três ou mais horas de TV diariamente, comparadas àquelas que viam menos


Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: