post image

Médicos ingleses aprovam proibição de cigarros

Por ampla maioria, médicos ingleses aprovaram uma medida para pressionar a proibição permanente de venda de cigarros para qualquer pessoa nascida depois dos anos 2000 - isto é, para jovens que têm atualmente 14 anos ou menos. A proposta da MBA (Associação de Médicos Britânicos) é fazer com que o Estado se declare livre do tabaco até 2035.

A decisão foi tomada durante a reunião anual dos representantes da MBA, realizada na terça-feira (24/06). Como consequência, o sindicato médico deve pressionar o governo cada vez mais para introduzir a medida. Tendo um histórico a seu favor, a associação já foi bem-sucedida em suas tentativas de repressão contra o tabagismo: em 2002, conseguiu proibir cigarros em locais públicos e, em 2011, a proibição de fumar dentro de carros que transportam crianças.

"Fumar não é uma escolha racional: 80% dos fumantes começam na adolescência, como resultado da pressão intensa de colegas”, disse o especialista em medicina de saúde pública Tim Crocker-Buque ao Guardian. “Os fumantes que começam a fumar aos 15 anos têm três vezes mais probabilidade de morrer de câncer relacionado ao fumo do que em relação a alguém que começa em seus 20 e poucos anos”, acrescenta.

De acordo com Crocker-Buque, cerca de 100 milhões de pessoas morreram em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco durante o século 20. Ele acrescentou que nove em cada 10 fumantes gostariam de ter nunca começado. Na mesma linha, a presidente do conselho de ciência da BMA, Sheila Hollins, afirmou que a votação foi um passo no sentido de ajudar a "quebrar o ciclo de crianças que começam a fumar".

Contrários à proposta

Contudo, muitos criticaram a medida, argumentando que isso poderia abrir caminho para a venda de cigarros no mercado negro. Tal comércio seria mais perigoso do que o seu equivalente legal. Para a especialista da ENT (Associação Britânica de Otorrinolaringologia), a meta de uma proibição total é apenas 'sensacionalista'.

A proposta também foi condenada por uma associação de fabricantes de tabaco chamada “Forest and the Tobacco Manufacturers' Association”. Para o grupo, já existem leis que proíbem o cigarro para crianças, mas é preciso que a legislação seja devidamente aplicada. Ao Guardian, o representante da associação, Simon Clarke, definiu tal proposta como “totalmente arbitrária”.


Fonte: opera mundi
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: