post image

Cientistas descobrem ligação entre estresse e doenças cardíacas

Que o estresse pode levar a complicações cardíacas e até ao infarto, todos já sabem. Mas agora os cientistas da Escola Médica de Harvard em Boston conseguiram, pela primeira vez, achar elementos que de fato liguem o sintoma à doença. A causa, segundo o estudo, seria a produção excessiva de células brancas (leucócitos), estimulada por altas cargas emocionais, que bloqueariam as artérias e outras partes do sistema cardiovascular, impedindo a circulação regular do sangue causando os problemas relacionados ao coração. De acordo com os pesquisadores, o estresse ativaria as células-tronco da medula óssea, que por sua vez gerariam em excesso as células brancas.

Para encontrar a ligação, a equipe de Harvard observou 29 colegas médicos que trabalham em unidade de terapia intensiva (UTI), ambiente considerado um modelo para exposição ao estresse crônico por conta do ritmo rápido e pesada responsabilidade que carregam para decisões de vida ou morte.

Comparando as amostras de sangue colhidas durante as horas de trabalho e de folga, bem como os resultados de questionários de percepção de estresse, os pesquisadores descobriram a ligação entre estresse e sistema imunológico, ou seja, na produção excessiva de células brancas.

A princípio, os leucócitos são uma forma de defesa do organismo, produzidos para combater principalmente infecções. Por outro lado, uma produção excessiva causada pelo estresse quebraria o equilíbrio do corpo humano. Ela também causaria danos a mais a pessoas que sofrem de aterosclerose, ou seja, espessamento das paredes das artérias causada por um acúmulo de placa bacteriana.

A Medicina já sabe há tempos que o estresse crônico leva a doenças cardiovasculares, mas essa é a primeira vez que se sugere uma explicação para o fato.


Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: