Promover a saúde e o bem estar da população e alertar para problemas que, por diversas vezes, podem parecer silenciosos, são alguns dos motivos que levam a criação das campanhas temáticas ao longo do ano. No mês de fevereiro, no entanto, essas campanhas se tornam especiais por juntarem duas cores em uma importante ação no combate a quatro tipos de doenças.
Representando as doenças de caráter neurológico temos a cor roxa, que abrange o Alzheimer, a Fibromialgia e o Lúpus. Mesmo sendo diagnosticadas através de exames neurológicos e reumatológicos, possuem origens e consequências diferentes em nosso organismo, podendo levar a diversos danos na qualidade de vida de seus portadores:
• Alzheimer: o mal de Alzheimer é uma doença degenerativa provocada pela morte de células cerebrais, que afeta gradativamente as capacidades cognitivas do paciente, levando a um quadro de perda das capacidades de trabalho e relação social, perda de memória e alterações de personalidade.
• Fibromialgia: síndrome crônica, caracterizada por dores generalizadas e sem causa definida. Cerca de 90% dos portadores são do sexo feminino, e seus sintomas podem incluir distúrbios do sono e intestinais, fadiga, dificuldade de concentração e perda de memória.
• Lúpus: doença autoimune que afeta o sistema imunológico, o fazendo atacar células do próprio organismo. Pode levar a lesões na pele ou em órgãos internos (a exemplo de rins, pulmões, coração, cérebro e articulações), necessitando de uma atenção especial no diagnóstico e tratamento.
Já a cor laranja define o combate a Leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue (leucócitos), responsáveis pela defesa do nosso organismo. A doença afeta a formação desses glóbulos, afetando a capacidade de defesa contra infecções, levando ao acúmulo de células doentes na medula óssea.
A campanha também aponta a importância da doação de medula óssea, como forma de auxiliar no combate contra a Leucemia. De cada 1.000 doadores, apenas um é compatível, o que torna a ampliação no número de pessoas dispostas a doar algo essencial para que milhares de pacientes possam receber um tratamento adequado.
Mesmo não possuindo as mesmas causas, a campanha aponta para a necessidade de um acompanhamento médico preventivo, com atenção especial à nossa saúde e aos sinais que nosso corpo pode oferecer. Esse cuidado deve acontecer através de consultas e exames de rotina, com profissionais capacitados e um bom atendimento multidisciplinar.
Sobre a Clínica DMI
A Clínica DMI atua há 26 anos no setor de saúde de Teresina como um centro de excelência no cuidado e atenção aos seus clientes. A DMI conta com profissionais renomados em mais de 30 especialidades médicas, tecnologias e equipamentos de última geração, bem como um atendimento humanizado e qualificado com 360 colaboradores, fornecendo o mais alto padrão em acompanhamento de saúde.
Para conhecer mais a DMI, suas especialidades, exames e serviços, visite o site: clinicadmi.com ou através de nosso telefone e/ou WhatsApp (86) 3221-0099.