post image

Médica alerta para Câncer de Colo do Útero, 2º mais presente no Piauí

 

O Câncer de Colo do Útero é hoje considerado o segundo tumor maligno mais comum entre mulheres no Piauí, e o terceiro no país. A doença é alvo de grande apreensão, mas pode ser prevenida ou ter seus impactos reduzidos. Para os profissionais da área, a consulta regular com um profissional ginecologista e a vacinação contra o HPV são algumas das medidas a serem adotadas.

Causado por alterações no colo do útero, porção do útero habitualmente localizada ao fundo do canal vaginal, que podem levar ao desenvolvimento de tumores, esse tipo de câncer tem como principal causa o papilomavírus humano (HPV), que pode ser contraído durante uma relação sexual desprotegida. De acordo com a médica ginecologista Claudia Rita Fontenele, a vacinação contra o vírus é uma das formas mais eficazes de prevenção desse câncer.

“Atualmente, a vacina contra o HPV é a principal forma de se prevenir contra a infecção, podendo ser aplicada gratuitamente pelo SUS em meninas e meninos de 9 a 14 anos. Além disso, a visita regular ao ginecologista para orientação acerca dos fatores de risco, orientação de prática sexual protegida e cuidados com a saúde e higiene íntima são essenciais” explica a profissional.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023 o Câncer de Colo do Útero apresentava a terceira maior incidência entre mulheres no Brasil, e a segunda maior incidência no Piauí, com 21,19 casos a cada 100 mil habitantes. Esse número fica atrás apenas da incidência do câncer de mama, com mais de 50 casos a cada 100 mil habitantes.

A especialista ainda reforça a necessidade de conscientização quanto ao Câncer de Colo do Útero, apontando que a informação sempre será a melhor forma de reduzir os riscos de se contrair não apenas essa doença, mas também outros tipos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

“A conscientização é de extrema importância para minimizar as chances de infecção e progressão da doença, tendo em vista orientar e alertar para as formas de prevenção e periodicidade de exames de rastreio, uso de preservativos, cessar hábitos como tabagismo, alertar e investigar outras ISTs e outras doenças que possam comprometer a imunidade da paciente”, explicou a profissional.

Rastreando a doença

Outro ponto de grande importância para rastreio do Câncer de Colo do Útero é a realização de exames preventivos, a exemplo do “papanicolau”. Para a médica Cláudia Fontenele, as mulheres devem realizar com frequência esse tipo de exame, mesmo sem qualquer sinal de doença ou outro problema ginecológico.

“O papanicolau, ou citologia oncótica, é o exame utilizado para rastreio da doença, pois ajuda a detectar células anormais no revestimento do colo do útero, que podem ser tratadas antes de se tornarem câncer e até mesmo antes de surgir qualquer sintoma”.

“A periodicidade e orientações de seguimento são individualizados para citologia oncótica, devendo ser realizado, especialmente, a partir de 25 anos, em mulheres sexualmente ativas, e podem ser necessários outros exames e procedimentos complementares, como colposcopia, biópsia, conização, cirurgias, dentre outros procedimentos”, apontou a profissional.

Sobre a Clínica DMI

A Clínica DMI atua há 25 anos no setor de saúde de Teresina como um centro de excelência no cuidado e atenção aos seus clientes. A DMI conta com profissionais renomados em quase 30 especialidades médicas, tecnologias e equipamentos de última geração, bem como um atendimento humanizado e qualificado com mais de 250 colaboradores, fornecendo o mais alto padrão em acompanhamento de saúde.

Para conhecer mais a DMI, suas especialidades, exames e serviços, visite o site: clinicadmi.com ou através de nosso telefone e/ou WhatsApp (86) 3221-0099

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: