post image

Bebeu água? Saiba como cuidar melhor dos seus rins

O cuidado com a saúde dos rins é algo essencial para quem busca se manter saudável. Responsáveis pela filtragem de substâncias do sangue, eles podem sofrer de forma severa pela falta de hidratação adequada, má alimentação e o uso de medicamentos sem prescrição, podendo causar desde as famosas “pedras nos rins” até a insuficiência renal.

Os rins realizam a filtragem do nosso sangue através de artérias renais, que são ramos da aorta, vindas diretamente do coração. As artérias passam pelo conjunto de órgãos (são dois rins), que realizam o trabalho e devolvem o sangue para o restante do organismo, já livre de toxinas. Aquilo que é rejeitado, em condições normais, é descartado junto com a urina.

Entretanto, quando não estão em seu funcionamento pleno, muitas dessas toxinas e outros elementos indesejados podem acabar se acumulando, formando os cálculos renais (popularmente conhecidos como “pedras”). Essas pedras, na maioria dos casos, podem se dissolver com medicação adequada e adoção de hábitos mais saudáveis, mas também pode levar a problemas bem mais sérios. 

Muitos são os elementos que podem levar a esse quadro, desde o consumo de alimentos com excesso de sódio, gorduras, retenção forçada da urina, baixo consumo de água, abuso de álcool e tabaco, além da automedicação - em especial de antinflamatórios. 

Além dos cálculos, outras doenças podem afetar os rins e levar a insuficiência renal, quando um ou os dois rins perdem a capacidade de filtrar resíduos, podendo levar a necessidade de hemodiálise e transplante do órgão. Diabéticos, hipertensos, pessoas com obesidade, cardiopatas, ou com histórico familiar de problemas renais devem sempre se prevenir para evitar esse tipo de problema.

Sobre a Clínica DMI

A Clínica DMI atua há 25 anos no setor de saúde de Teresina como um centro de excelência no cuidado e atenção aos seus clientes. A DMI conta com profissionais renomados em quase 30 especialidades médicas, tecnologias e equipamentos de última geração, bem como um atendimento humanizado e qualificado com mais de 250 colaboradores, fornecendo o mais alto padrão em acompanhamento de saúde.

Para conhecer mais a DMI, suas especialidades, exames e serviços, visite o site: clinicadmi.com ou através de nosso telefone e/ou WhatsApp (86) 3221-0099

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: