post image

Três campanhas pela saúde marcam o mês de março

 

Conhecido como o “mês da mulher”, em virtude da celebração do Dia Internacional da Mulher, março também traz consigo três campanhas de prevenção e cuidado com a saúde, com destaque para a saúde feminina. São doenças sérias, mas que podem ser prevenidas e cuidadas com a devida atenção, através de consultas, exames e cuidados intensivos com a saúde.

A primeira delas é o “Março Azul-Marinho”, de combate ao câncer de intestino ou colorretal, o terceiro mais comum entre os brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele se origina no intestino grosso ou no reto, podendo afetar pacientes em diversas faixas etárias e em ambos os sexos, mas com maior prevalência em pessoas com 50 anos ou mais.

Além da hereditariedade, as principais causas da doença estão associadas aos hábitos alimentares e de saúde, como o alcoolismo, tabagismo, consumo de ultraprocessados e dieta fraca em frutas e cereais. Por ser câncer silencioso, a prevenção e a adoção de uma dieta e estilo de vida mais saudáveis são os melhores caminhos

Outra campanha do mês é o “Março Lilás”, de combate ao câncer do colo do útero, que deve atingir mais de 17 mil pessoas por ano até 2025. Causado através de um vírus transmitido através de relações sexuais, o papilomavírus humano (HPV), é o quarto tipo mais comum de câncer em circulação no país, e pode ser prevenido através de vacinação durante a adolescência.

A vacina contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, reduzindo em 70% a chance de desenvolvimento do câncer de colo do útero e em 90% das verrugas genitais. Também é recomendada a realização de exames preventivos, a exemplo do “papanicolau”, a partir dos 25 anos para mulheres com vida sexual ativa, além do uso de preservativos durante o sexo.

Por fim, o “Março Amarelo” busca combater a endometriose, uma patologia crônica que afeta o endométrio, tecido que reveste o útero. Dentre os sintomas estão fortes dores no formato de cólicas, durante o período menstrual, dor durante a relação sexual, fadiga e dor e sangramentos ao urinar e evacuar, dentre outros.

Por ser uma doença crônica é extremamente recomendada a busca por acompanhamento médico precoce para aplicação do melhor tratamento para cada paciente. A patologia também está relacionada com problemas de fertilidade, onde quase 50% das mulheres com a doença apresentam problemas para engravidar.

Prevenção e cuidado na DMI

As três campanhas apresentam algo em comum: todas defendem um acompanhamento médico preventivo para detecção precoce, antes dos primeiros sintomas aparecerem. Isso pode significar um tratamento mais rápido e melhora na qualidade de vida para aqueles que sofrem com tais enfermidades.

Na Clínica DMI o paciente tem acesso a uma gama de profissionais qualificados para atender às suas necessidades, exames de imagem e laboratoriais de última geração, além de um atendimento humanizado e completo. São 25 anos de experiência no cuidado da saúde teresinense na prevenção e tratamento dessas e de outras enfermidades.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: