post image

Mastologista: saiba quando procurar o profissional

Muito lembrado em virtude da prevenção ao Câncer de Mama, o médico mastologista também é de grande importância na manutenção da saúde durante a juventude e vida adulta de seus pacientes, tanto homens, quanto mulheres. Através do cuidado preventivo e da atenção do paciente aos sinais em seu corpo, o profissional da mastologia pode auxiliar no tratamento de diversos problemas

O médico mastologista é o profissional especializado no estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e outras alterações que acometem as mamas, com atuação tanto em alterações benignas, ou seja, sem gravidade ou risco para o paciente, quanto malignas.

Dentre as doenças e alterações as quais o profissional pode ser de grande auxílio estão o surgimento de nódulos (caroços nos seios que podem ter caráter benigno ou não), assimetria (quando um dos seis apresenta tamanho ou forma diferente do outro), mastite (inflamação ou infecção na mama, muito frequente em grávidas) ou mesmo ginecomastias (desenvolvimento de glândulas mamárias em homens).

Apesar de sua atuação poder cobrir ambos os sexos, nas mais diversas faixas etárias, a Organização Mundial da Saúde recomenda, especialmente as mulheres, que os exames preventivos sejam realizados a partir dos 40 anos, dada a possibilidade maior de surgimento do Câncer de Mama. Homens também podem apresentar a enfermidade, apesar da ocorrência ser bem mais rara. Na DMI, você pode encontrar os melhores especialistas para cuidar da sua saúde.

 
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: