post image

Nefrologista: o que faz e quando procurá-lo?

O foco do nefrologista é nos rins, já que o órgão possui o “néfron”, uma parte funcional essencial para a produção de urina, e foco de diversas doenças, como insuficiência renal, cálculo renal, nefrites, infecções urinárias e demais enfermidades. As causas dessas doenças podem estar relacionadas por condições genéticas, maus hábitos durante o dia a dia ou pelo estado de saúde de outros órgãos. 

Para se certificar de que o médico nefrologista é o ideal para solucionar os seus problemas, é necessário atentar-se aos sintomas de dor nas costas (região da lombar), dor ao urinar, cólicas ou alterações na urina, como na cor, cheiro, volume e com a presença de sangue ou espuma. Na consulta, o diagnóstico é feito através de exames laboratoriais da urina do sangue, assim como de imagem. 

Durante o exame de neurologia, o paciente realiza a coleta de uma amostra de urina em um intervalo de tempo específico, normalmente pela manhã. Em seguida, a amostra é cuidadosamente analisada para detectar a presença de possíveis indicadores de bactérias, como proteínas, glicose, leucócitos e outros elementos prejudiciais para a saúde do rim.  

Na Clínica DMI é possível realizar todas as consultas e exames de avaliações renais com eficácia e rapidez. Para garantir o melhor atendimento aos pacientes, além de profissionais em todas as áreas médicas, a clínica também dispões de exames para diagnóstico e prevenção, sejam laboratoriais ou de imagem.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: