post image

Dezembro Vermelho: Mês de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

No Piauí, 3.279 casos de Aids em adultos foram registrados entre 2015 e 2023, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). 

O vírus do HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o agente responsável por afetar o sistema imunológico, fazendo com que as células de defesa não consigam atuar conforme esperando. Já a Aids, é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana, esse vírus é capaz de alterar o DNA das células dos linfócitos T CD4+ e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Este vírus pode ser transmitido de diversas formas, como qualquer tipo de relação sexual sem preservativo, transfusão de sangue contaminado, compartilhamento ou reaproveitamento de seringas e agulhas, uso de alicates sem ter feito a esterilização e através da mãe durante a gestação, parto ou amamentação.  

Segundo Danielle Borba, médica ginecologista da Clínica DMI, a melhor para evitar a infecção pelo HIV é através do uso de preservativos masculinos e femininos. ‘’O preservativo, ou camisinha, é o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir do vírus da HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis, a gonorreia e hepatites B e C. Também acredito na veiculação de ações que contribuem para a difusão de informações e da percepção do risco de exposição ao HIV. Mediante ações como estas, é possível vislumbrar mudanças de comportamento na pessoa ou na comunidade na qual ela está inserida’’, destaca a médica.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico da HIV, e também para diagnósticos da sífilis e das hepatites B e C. O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que tiver passado por situações de risco. É de suma importância fazer o tratamento precoce, possibilitando que se ganhe mais qualidade de vida. 

A Clínica DMI acolhe a Campanha do Dezembro Vermelho, com o dever de conscientizar e desmitificar algumas informações sobre o tema. Na Clínica, contamos com serviço especializado, profissionais qualificados e testes práticos e seguros, visando o melhor atendimento e o cuidado adequado para os pacientes.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: