post image

Alergologista: conheça os principais testes alérgicos e quando procurar um especialista

O alergologista é um médico da área clínica especializado no estudo das enfermidades alérgicas e outras origens de desequilíbrios no sistema de defesa do corpo. Portanto, ele recebe treinamento específico para conduzir e interpretar exames e tratamentos dos pacientes com condições alérgicas. Além disso, este profissional também trabalha na prevenção de agentes externos que desencadeiam as doenças e tem conhecimento em terapias para fortalecer o sistema imunológico e sobre os medicamentos adequados para cada pessoa.

As alergias estão se tornando cada vez mais comuns na vida da população global. Elementos como o aumento da poluição, a presença de ácaros e a má qualidade do ar podem iniciar reações alérgicas. O alergologista deve ser acionado antes mesmo de se confirmar um caso alérgico, caso apresente sintomas de coceiras ou manchas na pele, reação após ingerir algum alimento, falta de ar ou tosse, ou olhos lacrimejando. 

A alergologia é uma área médica extensa e pode tratar de diversos grupos de alergias, com cada teste adequado para cada enfermidade. Dentre os testes mais comuns tratados em consultórios, está o exame de sangue, usado para medir os anticorpos do sistema imunológico; o teste de provocação oral, no qual é normalmente utilizado para detectar alguma alergia alimentar; o teste de alergia das costas, na qual o Alergologista cola uma fita adesiva nas costas do paciente por aproximadamente 48h, como uma forma de acompanhar as reações do corpo em contato com a fita, e, por fim, o teste de provocação respiratória, em que o paciente é supervisionado pelo médico responsável após ser exposto a algum alérgeno suspeito. 

A Clínica DMI dispõe dos melhores profissionais da alergologia para tratar da sua saúde. Além disso, possui a melhor estrutura e equipamentos especializados para a melhor assistência à sua saúde e a garantia do seu bem-estar.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: