post image

Conheça os 7 motivos para procurar um fonoaudiólogo

O primeiro motivo é o distúrbio articulatório, na qual acontece a substituição de letras como a p pela letra b; a letra f pela letra s. Quando a criança troca as letras é o momento adequado de consultar o fonoaudiólogo. Exercícios que envolvem o estímulo da ponta da língua, através da leitura de diversas palavras na frente do espelho, ajudam a incentivar a pronúncia correta das palavras. 

O motivo seguinte é o padrão respiratório, já que é muito comum crianças e adultos respirarem pela boca, o que diminui a imunidade e atrapalha a respiração. A língua presa também deve ser tratada em consultas com o fonoaudiólogo, com exercícios para tonificar a língua e consequentemente, melhorar a fala. Além disto, a fonoaudiologia ajuda nos casos de traumas na mandíbula, que dificultam na oralidade, provocam problemas na articulação e na mastigação. 

Ademais, mesmo com a perda expressiva da audição, a fonoaudiologia pode trabalhar o desenvolvimento da audição, por meio de reprodução de sons pelo método sensitivo e a compreensão da fala. Em casos de resistência vocal, como em profissionais que exigem muito da voz e prejudicam as cordas vocais, a atuação do fonoaudiólogo é melhorar a resistência muscular da prega vocal, visando no tratamento e na melhora da voz. 

Por fim, a disfagia é um dos motivos para a busca por um profissional adequado. Procedimentos cirúrgicos com sondas são alternativas para quem tem problemas com a mastigação. Por isso, é imprescindível a ida a uma fonoaudiólogo diante destes 7 fatores. A Clínica DMI, oferece uma equipe especializada para cuidar da saúde da sua voz, garantindo a melhor assistência e a garantia do cuido com a sua saúde.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: