post image

Novembro Azul: Clínica DMI atua para conscientização e prevenção do Câncer de Próstata

Neste mês de novembro, a sociedade médica e civil se fortalece no Novembro Azul,uma campanha internacional voltada para a conscientização e prevenção do câncer de próstata, no qual mais atinge homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Piauí, a projeção de casos aponta para 9.350 ocorrências anuais, totalizando mais de 28 mil em três anos. 

“O câncer de próstata precisa ter um alerta por ser muito frequente entre os homens a partir de 50 anos. A consulta deve ser antecipada em 5 anos pelo histórico familiar, idade, sobrepeso e a afrodescendência. Por isso chamamos para se fazer um exame detectivo do câncer, já que em alguns é hereditário e na fase inicial da doença não sente nenhum sintoma”, destaca o urologista da Clínica DMI, Delson Filho. 

O diagnóstico é feito por meio do exame de toque, exame sanguíneo de PSA e em alguns casos, a ressonância magnética. O exame de toque é primordial, já que 20% dos casos não são diagnosticados através do exame sanguíneo. No exame de toque, o médico urologista avalia com precisão possíveis alterações na glândula. Além disso, para que os homens se previnam do câncer de próstata, é preciso ficar alerta quanto ao peso corporal, realização de atividades físicas e a implementação de uma dieta saudável.

Para os homens, é essencial estabelecer um acompanhamento urológico 1 vez por ano. Dr. Delson Filho reafirma a importância da visita médica para checar a saúde com um todo, em especial os homens mais velhos. 

O exame preventivo é primordial para o cuidado da saúde masculina, e a Clínica DMI, acolhe novamente o Novembro Azul, com o dever de conscientizar e desmistificar algumas informações.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: