post image

Clínica DMI destaca a importância da conscientização no Outubro Rosa para prevenção do Câncer de Mama

Neste mês de outubro, o mundo se une na campanha Outubro Rosa, uma iniciativa global voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que mais afeta mulheres em todo o mundo, e o Piauí não é exceção. No estado até setembro de 2023, foram registrados 169 casos novos de câncer de mama, 60 óbitos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 125 óbitos em mulheres nas demais idades.


“O câncer de mama é uma doença que se detecta precocemente com altas taxas de cura. Mas para isso é necessário que se faça o exame de rastreio que é uma mamografia que é orientada a fazer a partir dos 40 anos”, destacou a ginecologista obstetra da Clínica DMI, Dra. Cláudia Pontinelli.


Além do exame de rastreamento há outros métodos de imagem complementares que podem ser realizados, como o autoexame da mama, que mesmo não sendo um método de rastreamento eficiente para não indicar o estágio inicial da doença, pois apenas confirma a presença do tumor em estágio avançado. Ainda assim ele é um grande aliado no conhecimento do próprio corpo. Ao conhecer a própria mãe, ela desenvolve autonomia da mulher para refletir sobre alterações e procurar ajuda profissional.


O autoexame pode ser feito ao deitar, em pé ou em frente ao espelho, assim a mão direita esticada, examine a mama esquerda e a divida em faixas e analise cuidadosamente cada uma dessas faixas. Com cuidado use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas, sinta a mamãe fazendo movimentos circulares, de cima para baixo; então repita os movimentos na outra mamãe.


Para as mulheres, é crucial estabelecer um acompanhamento ginecológico de rotina. Uma Dra. Pontinelli ressalta que, no Espaço Mulher da ABNI, a Clínica DMI conta com uma equipe ginecológica completa, pronta para receber, orientar e auxiliar na preservação da saúde feminina.


A prevenção é a chave para a promoção da saúde, e a Clínica DMI, abraça mais uma vez o Outubro Rosa, mantendo seu compromisso em contribuir para a conscientização, detecção precoce e tratamento eficaz do câncer de mama, evoluir para a saúde e bem-estar de todos que tiveram e tem o diagnóstico.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: