post image

Fonoaudiologia é essencial no tratamento de distúrbio na fala

A fonoaudiologia é uma área da saúde que estuda e trabalha com os aspectos envolvidos na área da comunicação oral e escrita do indivíduo, e por isso, requer atenção quando a comunicação não é desenvolvida, ou não compreendida perfeitamente dentro das interações sociais.  

Muitos são as queixas como, dificuldades na compreensão; na fala, por meio verbal ou não verbal (gestual), dificuldades relativas a aquisição dos sons; fonemas, que se caracterizam por omissões ou trocas; distorção de som e tantas outras que são consideradas, segundo a área da saúde, como distúrbios da comunicação. 

Para a fonoaudióloga da Clínica DMI, Marina Peressin da Paz, a fonoaudiologia se faz importante para o aperfeiçoamento de algumas ações que exercemos no dia a dia como, ouvir, comer, falar e ser compreendido. “A importância de fazer fonoterapias é porque o profissional vai auxiliar nessas funções, vai trabalhar reabilitações mediante as queixas do paciente. E quanto mais cedo forem feitas, melhor o resultado, e automaticamente, a qualidade de vida do paciente”, afirma. 

Segundo a fonoaudióloga, o tratamento aplicado ao paciente é individualizado, muito relativo à queixa e história do paciente, pois cada caso é um caso. Por isso, em seus atendimentos, utiliza métodos eficazes para auxiliar a melhora da fala e desenvolver uma boa comunicação com o método ABA e Sena. 

“ABA é uma ciência que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes, e tem como objetivo entender e analisar esses comportamentos e o ambiente aprendizagem, então eu faço um link da parte emocional/comportamental do indivíduo com a fala”, ressalta Marina Peressin da Paz. 

A médica explica que outro método utilizado é um tratamento criado para potencializar as fonoterapia, principalmente nos transtornos de aprendizagem, linguagem, atenção, concentração e atividades que focam em interpretação dos sons e aprendizagem da língua e habilidades auditivas. 

A fonoaudióloga também defende alguns cuidados que devem ser adotados pelas pessoas no seu dia a dia, que podem melhorar a comunicação, como: evitar alimentos cítricos, beber muita água não tão gelada, evitar gritar, dar gargalhadas exageradas, derivados de bebidas gasosas, chocolate com leite, ingerir álcool em excesso, cigarro, evitar trocas bruscas de temperaturas e ter um repouso vocal. 

Para os recém-nascidos, a médica cita que existem também o teste da “linguinha” e da “orelhinha”, que logo nos primeiros dias de vida identifica se a criança possui a língua presa ou alguma alteração na audição. 

Na Clínica DMI é possível realizar todas as consultas e exames de detecção de alterações relacionados à fonoaudiologia, bem como o tratamento e o acompanhamento adequado com as fonoterapias.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: