post image

Aumento da obesidade infantil: riscos e prevenções contra a obesidade na infância

A obesidade pode aparecer em qualquer fase da vida, mas dados apontam que não apenas os adultos vem sofrendo com esse problema, mas principalmente crianças no mundo inteiro.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, foram diagnosticadas cerca de 340 mil crianças de 5 a 10 anos com obesidade, em meados de 2022. Segundo a previsão do atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade, haverá um aumento de 51% de pessoas obesas nos próximos 12 anos no mundo, frisando também um grande aumento no número de crianças obesas. 

Para a nutricionista da Clínica DMI, Drª Silvia Fernanda Ribeiro, a obesidade é uma doença que pode ter não apenas repercussões clínicas, como também psicológicas e sociais, não sendo exclusiva aos adultos. “Obesidade é obesidade, nas crianças apresentam as mesmas causas nos adultos, que é ingerir mais calorias do que se gasta.  Obesidade infantil já é considerada um problema sério de saúde pública no mundo, uma a cada dez crianças está obesa”, afirma a nutricionista.

Os riscos à saúde da criança que sofre de obesidade são inúmeros, dentre eles problemas ortopédicos, de coluna, colesterol alto, pressão alta e diabetes, problemas estes que encontramos mais especificamente em pessoas adultas. 

Para a médica nutricionista, além desses problemas físicos, a depressão e baixa auto estima aparecem também como resultado desse problema de saúde, sendo necessário maior atenção à criança por estar ainda em uma fase de desenvolvimento. “Esse problema pode ser freado através dos hábitos alimentares em casa, os pais podem perceber o ganho de peso significativo na criança e começar a mudança, tanto na parte alimentar, quanto incentivando a prática de atividades físicas para criança”, finaliza a médica nutricionista.

Estar atento à sua saúde, adotando hábitos alimentares mais saudáveis e praticando atividades físicas frequentemente, são meios de combater os problemas de saúde advindos da obesidade. Para uma criança essa atenção deve ser redobrada, sendo acompanhada pelos pais e profissionais da área, para estar em dia com a saúde e impedir que mais crianças sofram com obesidade ainda nos primeiros anos de vidas.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: