post image

Aproveite as férias para fazer um check-up na Clínica DMI.

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível ficar atento a todos os sintomas que nosso corpo aponta. Por isso, o período de férias pode ser uma ótima oportunidade para realizar exames preventivos.

Para isso, é preciso agendar uma consulta com o médico que irá indicar quais exames são necessários, de acordo com a idade, hábitos e outros fatores. Pensando nisso, na Clínica DMI, você encontra diversos serviços em um só lugar. Referência no Nordeste quando se trata de exames preventivos, a clínica oferece atendimento, tratamento e realização de todos os exames inclusos na lista abaixo:

• Pressão arterial: Confere a pressão do paciente para verificar alterações na pressão arterial e riscos de hipertensão, fator de risco para infartos e derrames. Embora costume ser feito a partir dos 18 anos, é recomendado que comece na infância e se repita anualmente.

• Hemograma: Exame clássico de sangue que detecta problemas como infecções no sistema imunológico. É solicitado desde a infância, anualmente.

• Colesterol e glicemia: Testes sanguíneos que avaliam a concentração de gorduras e de açúcar na circulação para detectar níveis altos de colesterol, que levam à obstrução dos vasos sanguíneos, dificultando a capacidade de caminhar e, em casos mais graves, levam à impotência sexual. Embora seja solicitado desde a infância, se torna mais importante depois dos 18. O prazo para repeti-los varia. Depois dos 40, vale uma vez por ano.

• Eletrocardiograma e teste ergométrico: Eletrodos no peito para verificar o risco cardiovascular e a possível presença de entupimentos nas artérias, fenômeno que precede ataques cardíacos. Podem ser solicitados ainda na casa dos 20 anos e se tornam obrigatórios após os 40 — a partir dessa idade, o repeteco deve ser anual.

• Ecocardiograma: É o ultrassom do coração que detecta a contração desse órgão vital para prevenção de possíveis disfunções. Pode ser receitado na casa dos 20 anos, mas também se torna crucial a partir dos 40. A partir de então, costuma ser refeito anualmente.

• Papanicolau: Recomendado no começo da vida sexual da mulher, consiste no ato de raspar células do tecido que reveste o colo do útero, para ser feita a análise no microscópio. Identifica alterações no colo do útero, bem como lesões pelo vírus HPV, que podem abrir caminho para o câncer. Deve ser feito anualmente.

• Colonoscopia: Exame que faz uso de um tubo com câmera que detecta pólipos, alterações que podem se transformar em tumores, como o câncer de cólon. É recomendado a partir dos 50 anos, mas se houver casos de câncer na família, a avaliação deve começar mais cedo. Dependendo do resultado do primeiro exame, a repetição é feita a cada dez anos.

• Mamografia: A mulher é submetida a uma máquina que fornece imagens das glândulas mamárias, o que permite averiguar alterações na região. É essencial para a detecção precoce do câncer de mama, um dos mais comuns em pessoas do sexo feminino. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos. Se houver casos de câncer na família, a investigação começa mais cedo, por volta dos 30.

• PSA e toque retal: Exames que ajudam a diagnosticar em fase curável o câncer de próstata, doença diagnosticada em 1 a cada 9 pacientes, ou o crescimento anormal da glândula. O PSA se trata de um marcador sanguíneo de doenças na próstata, e o toque retal consiste na avaliação da glândula por meio da introdução do dedo do médico no reto do paciente. É recomendado a partir dos 40 anos, com repetições que podem ser anuais. Se houver casos de câncer na família, os primeiros exames devem ser feitos por volta dos 35.

• Dosagem dos hormônios da tireoide: Exame de sangue solicitado, principalmente, às mulheres, que tendem a sofrer mais com distúrbios nas glândulas. Trata-se de um check-up que calcula a produção de hormônios como o TSH e o T4, para detectar hipo e hipertireoidismo. Pode ser prescrito desde a juventude.

• Densitometria óssea: Exame de imagem que verifica a densidade e a integridade de ossos como a bacia e o fêmur para detectar osteoporose. É recomendado às mulheres a partir dos 65 anos, mas se houver menopausa precoce ou osteoporose na família, o rastreamento deve começar mais cedo.

• Exames de fundo e pressão do olho: Importante para detectar males como o glaucoma, consiste na avaliação, por meio de aparelhos, da porção mais profunda do globo ocular e a pressão intraocular. O exame é recomendado como consulta de rotina, mas a investigação se torna de extrema importância a partir dos 50 anos.

Venha para a Clínica DMI, localizada no coração da cidade, para recebê-lo de coração aberto.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: