post image

7 de maio é Dia da Oftalmologia: a medicina dos olhos

 A oftalmologia é uma ciência médica que tem auxiliado a humanidade desde os tempos antigos. A relevância da profissão está de acordo com o valor que o indivíduo e a sociedade atribuem à visão, que é um bem sagrado para quase todos. A data é oportuna para ressaltar a importância de cuidar desse órgão dos sentidos por meio de visitas periódicas ao médico.

A oftalmologista da clínica DMI, Micheline Cantanhede, ressalta a importância da visão nos dias atuais. "O papel do oftalmologista é poder propiciar aos cidadãos uma visão de qualidade e saúde dos olhos, atendendo nas suas mais específicas queixas, para estes exercerem inúmeras atividades que movimentam a sociedade. Sabemos que com a visão, podemos nos locomover mais rapidamente, localizar objetos com mais facilidade, ver paisagens, ler placas/letreiros que informam, dirigir e trabalhar com mais agilidade", ressalta.

Também de acordo com a médica, a profissão representa uma grande responsabilidade, pois “quando o problema é no olho, só o oftalmologista resolve por ser uma área muito específica”, explica. Ela acrescenta que “é muito gratificante devolver ou melhorar a visão e eliminar os sintomas oculares que impedem as pessoas de levar sua vida normal", reforça a oftalmologista.

Um grande exemplo da importância de cuidar da visão é a do artista Claude Monet, que iniciou o movimento artístico revolucionário do impressionismo. Com o passar do tempo, o pintor percebeu sinais de turvação visual e que não conseguia perceber as diferenças entre as cores direito. Suas cores favoritas (azuis e violetas) passaram a ficar em segundo plano e o tom laranja dominou as suas pinturas. Sua frustração foi tamanha que chegou a destruir suas próprias obras.

 A verdade é que Monet estava com catarata, a causa mais comum de cegueira reversível no mundo. A visão embaçada e confusão na percepção de cores são dois dos sinais de que há problemas a serem checados pelo oftalmologista. A médica complementa dizendo que os principais sintomas que servem de alerta para buscar atendimento especializado são dor ocular e baixa visual súbita que podem ser causados por trauma, hemorragia que precisam de atendimento de urgência. Outros sintomas são dor de cabeça, vermelhidão, secreção e/ou lacrimejamento. prurido constante e visão duplicada dos objetos (diplopia)", a especialista orienta sobre os principais sinais.

Segundo a médica é importante ressaltar que devemos proteger os olhos da radiação solar com o uso de óculos apropriado que previnam  contra o aparecimento precoce da catarata e degenerações na retina e também higienizar, lubrificar, usar o grau correto, caso necessite de óculos, consumir alimentos ricos em luteína, zeaxantina, vitaminas A e C, ômega 3, não se expor ás telas (celular, computador, TV) por muito tempo e dormir bem”, finaliza Micheline Cantanhede.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: