post image

Cuidados com a saúde mental das crianças e adolescentes na fase escolar

O bem-estar psicológico tem sido uma busca constante socialmente. Por isso, estabelecer cuidados humanizados e direcionados à saúde mental é fundamental em qualquer faixa etária. Nas primeiras fases da vida, especificamente no período da infância e adolescência, faz toda diferença iniciar uma rotina de cuidados com os pequeninos para que possam lidar com seus sentimentos, frustrações e relações sociais. Quando entram no universo escolar, os pais e/ou responsáveis precisam acompanhar de perto como ocorre seu desenvolvimento, comportamentos e vínculos.
 
De acordo com a psicóloga V
iviane
Tajra, da clínica DMI, a criança e adolescente no seu contexto escolar necessita, para proporcionar o desenvolvimento infantil, de um processo de auxílio para sua evolução com apoio e compreensão familiar, escolar e equipe multidisciplinar. Ela explica, também, que é peça-chave observar os comportamentos adequados e inadequados para orientações mais eficientes. “Temos que analisar as funções básicas, como rotina, hábitos comportamentais, entre outros. Não podemos focar só na manifestação do comportamento errado, mas o adequado também”, pontua.
 
Nesta fase da vida é indispensável motivar os filhos/alunos para diminuir a intenção dos comportamentos inadequados — que prejudicam o seu desenvolvimento — e, na mesma medida, reforçar os positivos. “No processo desenvolvimento infantil ressaltamos a importância da saúde mental como um conjunto de fatores que contribuem para qualidade de vida da criança/adolescente, como atividades lúdicas, esportes, momentos de interação familiar destinadas à escuta, favorecendo o fortalecimento do diálogo entre os pais e filhos”, reitera.
 
O auxilio psicológico junto às crianças e adolescentes traz contribuições significativas para a construção de suas relações sociais, familiares e interpessoais. É preciso que os responsáveis se mantenham atentos a sinais e estimulem a importância da assistência mental de forma positiva.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: