post image

Boa alimentação e atividade física garantem qualidade de vida e longevidade

A prática da atividade física é algo indispensável para uma boa vida e, consequentemente, proporciona cuidados com a saúde. Especialistas na área indicam que ela é fundamental para combater e prevenir uma série de doenças, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Além de se movimentar diariamente, para garantir bons resultados é preciso estar atento a uma alimentação balanceada e saudável. É possível fazer isso com itens práticos e saborosos, que fazem toda a diferença para quem busca bem-estar.

Há o consenso de que é necessário inserir, pelo menos, meia hora de atividade física diariamente na rotina. Isso porque gera benefícios ao cérebro, melhorando a capacidade de raciocínio, por exemplo. A nutricionista Silvia Fernanda Farias, da clínica DMI, reitera que essas práticas fazem com que o corpo funcione melhor com respostas bem mais rápidas no que diz respeito ao metabolismo e imunidade. “Para quem pratica atividade física, deve reforçar o consumo de carboidratos para dar energia e ingerir mais proteínas para melhorar a massa magra com foco na definição do corpo”, orienta.

A nutricionista ainda destaca que, para além do exercício, é preciso levar em conta em primeiro lugar a acessibilidade à comida. “O alimento prático e saudável é aquele que posso adquirir facilmente sem precisar de muitos requisitos para consegui-lo”, observa. Quanto às dicas, ela compartilha que a refeição deve ser composta por “um aumento no consumo de carnes magras, frutas, legumes e verduras cruas, que servem para otimizar a absorção de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que devem compor o prato saudável”, explica.

Quem estabeleceu como rotina diária o cuidado com o corpo e alimentação foi a cirurgiã-dentista Daniela Azevedo Arrey. Ela conta que todos os dias faz musculação e sempre inclui nas suas refeições pós-treino itens saudáveis. “Principalmente verduras, legumes e frutas orgânicas. Além disso, não pode faltar pasta de amendoim”, comenta. Daniele acrescenta que são itens de “extrema qualidade e, com certeza, auxiliam no pós-exercício”, garante.

O cuidado com o corpo e alimentação é peça-chave para mais qualidade de vida e longevidade. A prática de exercício pode ser iniciada de maneira gradativa. Para isso, escolha algo que proporcione mais prazer, como levar o cachorro para passear, caminha, dançar ou academia. Trinta minutos diários de atividade física de forma leve à moderada já é suficiente.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: