post image

Dia do infectologista: especialista ressalta importância da profissão para a sociedade

O dia 11 de abril foi classificado como dia do infectologista pela Sociedade Brasileira de Infectologia em referência ao aniversário do renomado doutor Emílio Ribas, responsável pela criação do Butantan. O sanitarista ajudou no combate à epidemia da febre amarela no Brasil, comprovou que o verdadeiro transmissor da dengue era o mosquito aedes aegypti e participou de propostas de melhora no saneamento básico na cidade de São Simão.

O seu trabalho deixou um legado que é carregado pelos profissionais atuais, que lutam contra doenças infecciosas causadas por vírus, bactéria, fungos, protozoários e parasitas em geral. Dessa forma, a relevância do infectologista está nos esforços para o controle da saúde em comunidades, como ressalta a médica Geórgia Maria Agostinho: "o infectologista tem uma importância grande na comunidade porque, além de tratar o indivíduo ao diagnosticar, ele pode contribuir pra controlar a disseminação e prevenir doenças", observa.

A doutora traz como exemplo o incentivo que é dado dentro da área médica para se prevenir a dengue e a tuberculose. Ou seja, não é apenas um trabalho passivo, mas sim que destina forças para evitar e/ou controlar tragédias sanitárias. Esse cuidado se tornou evidente durante a pandemia, uma vez que os infectologistas tiveram que diagnosticar e estudar as causas e medidas profiláticas do Corona e o quão eficiente era o seu controle no país, principalmente em ambientes hospitalares.

Dessa forma, a Dra. Geórgia pontua que o infectologista tem papel primordial ,nas comissões de controle de infecção hospitalar. Ela completa ao observar que “nós sabemos que em todo momento que o paciente se submeta ao procedimento saúde, seja tomar uma simples injeção, fazer cirurgia ou até mesmo durante um procedimento de consulta, ele pode ter contato com agentes infecciosos transmissíveis no ambiente da assistência e adquirir uma infecção”, relembra. A Dra. Também frisa que o infectologista tem um papel primordial na adoção e recomendação de medidas “que visam evitar/diminuir a disseminação de infecções dentro dos ambientes de assistência à saúde”, finaliza.

O dia do infectologista reitera a importância desse profissional que contribui ativamente em prol do bem-estar da sociedade em diferentes estágios de estudos técnicos e elaboração de medidas preventivas.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: