post image

Distúrbios do sono podem ser provocados por alterações neurológicas

A insônia ou dificuldades para dormir é um problema comum, em boa parte dos brasileiros. Os distúrbios do sono são alterações na capacidade de dormir adequadamente, seja por alterações cerebrais, alterações respiratórias ou por transtornos do movimento. Segundo a pesquisa Mapa do Sono dos Brasileiro realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Entretanto, somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir.

O eletroencefalograma (EEG) é um exame que registra a atividade elétrica do cérebro, sendo muito utilizado para identificar alterações neurológicas, como em casos de convulsões ou distúrbios do sono. O neurocirurgião da clínica Dmi Manoel Baldoíno explica os problemas que podem ser analisados pelo exame.

"O eletroencefalograma é importante para avaliação da atividade elétrica cerebral. Hoje em dia os dois principais problemas que levam a fazermos a solicitação desse exame são relacionadas a crises compulsivas e aos distúrbios do sono. Esses dois problemas são importantes de serem investigados para definição de tratamento correto. Nesse sentido, o eletroencefalograma se torna importante para esses dois campos de problemas na área neurológica", disse.

Mais de 73 milhões de brasileiros já são atingidos pela insônia e 45% da população assume que dorme mal. A maioria das pessoas, ocasionalmente, experimenta problemas para dormir devido ao estresse, horários agitados e outras influências externas. Algumas formas de tratamento incluem terapia cognitivo-comportamental, que ensina formas de melhorar a capacidade de dormir, podendo ser indicados medicamentos. Também é importante determinar e tratar o que está desencadeando estas alterações, seja uma depressão, ansiedade, doenças respiratórias ou neurológicas, por exemplo.

O médico Manoel Baldoíno reforça a importância de se buscar um profissional especializado para tratar os distúrbios do sono. "Ter um bom sono é algo importante para a saúde do indivíduo. Se identificar dificuldades para dormir e/ou problemas que estão prejudicando seu sono procure um especialista da área, ele poderá diagnosticar e lhe indicar a melhor forma de tratamento. O eletroencefalograma não causa dor e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade (com indicação médica). Tenha mais qualidade de vida na hora do sono e agende uma consulta com equipe de neurologistas da Dmi. Teleatendimento: (86) 3221-0099", conclui o neurocirurgião.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: