post image

Atrasos no desenvolvimento infantil: Como identificar?

A chegada de um bebê é rodeada de expectativas: quando vai sorrir pela primeira vez, falar sua primeira palavra, dar seus primeiros passinhos? A primeira infância é um período repleto de aprendizados e descobertas que devem ser estimulados. As crianças não vão se desenvolver de maneira exatamente igual, mas existem aspectos do desenvolvimento que precisam ser alcançados até certa idade. Caso isso não aconteça, é necessário investigar a causa.

Quando uma criança não desenvolve determinadas habilidades conforme o que é esperado para a sua faixa etária, ela apresenta um atraso no desenvolvimento.

“É importante lembrar que atraso no desenvolvimento não é um diagnóstico, ou seja, uma criança com atraso de fala pode ter apenas um atraso de fala por falta de estímulo, mas esse atraso pode ser parte de um diagnóstico, por exemplo, o transtorno do espectro autista (TEA). Então, ter um atraso no desenvolvimento não indica necessariamente um transtorno, mas há sim maior chance dessa criança receber um diagnóstico futuro de um transtorno”, explica a dra. Ellen Manfrim, neuropediatra e diretora da Clínica Integrar, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

As causas que podem levar a um atraso no desenvolvimento são variadas e podem envolver fatores genéticos, neurológicos ou ambientais. Entre os neurológicos, destacam-se os transtornos do neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno do desenvolvimento intelectual e paralisia cerebral, por exemplo. Outras causas incluem condições genéticas como a síndrome de Down, complicações relacionados à gravidez e ao parto, subnutrição, infecções congênitas como por citomegalovírus, perda auditiva, déficits sensoriais, entre outros.

Marcos do desenvolvimento

Os marcos do desenvolvimento são um conjunto de habilidades que as crianças devem atingir em determinadas idades. Os principais ocorrem nos primeiros anos de vida e incluem aspectos motores, cognitivos, socioemocionais e de linguagem.

Fonte: Portal Drauzio Varella

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: