post image

INCHAÇO ABDOMINAL: QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS?

Gases e inchaço abdominal são queixas comuns que qualquer pessoa pode apresentar de vez em quando. Mas, se o problema é recorrente, é preciso investigar. 

Sentir-se cheio, inchado, com gases é uma sensação que todo mundo já sentiu pelo menos alguma vez na vida. O inchaço abdominal – que muitas vezes surge acompanhado pelo excesso de gases – pode ter diferentes origens, desde um alimento que não caiu bem até uma doença gastrointestinal que precisa ser investigada.

Em alguns casos, a adoção de hábitos simples relacionados à alimentação pode amenizar o problema. Contudo, quando os sintomas surgem com frequência, o mais indicado é procurar um médico e realizar exames específicos para descobrir o que está causando o desconforto e assim fazer o tratamento mais adequado. 

 

Hábitos que atrapalham a digestão

O estufamento é aquela sensação de estômago inchado, quando a pessoa se sente cheia mesmo tendo comido pouco naquela refeição ou ao longo do dia. Uma das causas para isso acontecer está relacionada ao modo com que se come. Quem mastiga pouco, por exemplo, tende a se sentir mais inchado. 

É o que explica a dra. Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Aparelho Digestivo (SBDC) e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC). “Se você é uma pessoa que come rápido demais, isso influencia no estufamento porque o alimento vai cair no estômago de forma íntegra, sem ser triturado, e o estômago vai demorar mais para processar a digestão, então vai causar uma fermentação maior no estômago.”

Consumir carboidratos em excesso, de acordo com a especialista, também pode levar a uma maior fermentação e, assim, favorecer o inchaço.
 

Condições e doenças que podem causar inchaço

Quem tem gastrite, que é uma inflamação na parede do estômago, também costuma se sentir mais estufado. Isso porque quando o estômago está inflamado, ele demora mais para fazer a digestão, o que pode levar ao aumento de gases e inchaço na região abdominal. Outras doenças comuns que podem causar esses sintomas são intolerância à lactose (quando a pessoa não consegue digerir o açúcar do leite) e a doença celíaca (quando existe intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio). 

“Lembrando que intolerância é diferente de alergia. O paciente pode, por exemplo, não ser intolerante, mas ter alergia à proteína do ovo e tudo que ele come com ovo, ele fica estufado. Então, às vezes é preciso investigar as duas coisas: as intolerâncias e as alergias, sendo que a intolerância é a causa mais frequente dos estufamentos”, destaca a dra. Vanessa. 

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose. “São problemas inflamatórios do intestino que causam uma disfunção, ou seja, o movimento intestinal vai ficar alterado por conta dessas doenças, o que vai gerar maior estufamento”.

FONTE: Portal Drauzio Varella

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: