O consumo de alimentos integrais e "glúten free" (livres da proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio ou a cevada) tem crescido nos últimos anos. Dessa forma, muitas marcas alimentícias passaram a inovar nos preparos de seus produtos e a pensar em cada vez mais fornecer opções saudáveis para o consumidor. E claro que as massas italianas, tal qual como a pizza -queridinhas entre os brasileiros- não ficariam de fora dessa!
Hoje, você pode achar nas prateleiras dos supermercados ou nas pizzarias opções de massas integrais e sem glúten, com uma variedade de preços e sabores. Mas, será que essas pizzas são tão saborosas quanto as originais? O Guia da Cozinha separou 3 opções que vão surpreender no sabor e na praticidade! São receitas deliciosas e saudáveis para quem ama pizza, mas não quer furar a dieta! E o melhor de tudo: dá para você fazer em casa e dividir com a família toda! Veja o passo a passo das receitas e os seus benefícios abaixo:
3 receitas de pizzas saudáveis para provar
Pizza Napolitana Low Carb
Ingredientes
1 xícara (chá) de Farinha de Chia Jasmine
1 xícara (chá) de Farinha de Linhaça marrom Jasmine
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de fermento químico
2 ovos (podem ser substituídos por ovos veganos)
1 xícara (chá) de água
Sal a gosto
Sugestão de recheio
Molho de Tomate Orgânico com Manjericão Jasmine
Queijo vegano ou queijo muçarela (de búfala é ainda mais saudável)
Tomate cereja
Folhas de manjericão fresco
Modo de preparo
Bata os ovos, junte o azeite e, aos poucos, acrescente as farinhas. Adicione a água e misture bem até formar a massa. Coloque o fermento e mexa novamente. Tempere com sal e coloque em um prato untado com azeite. Deixe descansar por 20 minutos. Asse por aproximadamente 20 minutos. Cubra com o queijo e o tomate e termine de assar por mais 15 minutos. Decore com manjericão e sirva.
Benefícios: farinhas de chia e linhaça agregam alto valor nutritivo de gorduras monoinsaturadas, ômega-3 vegetal e fibras prebióticas à receita. Dessa forma, é possível reduzir o teor de carboidratos, como é comum na pizza tradicional. A sugestão de recheio é leve e ajuda a dar um sabor harmonioso na preparação, devido ao manjericão fresco.
Pizza Integral de Cogumelos
Ingredientes
2 xícaras (chá) de Farinha Integral Jasmine
½ xícara (chá) de Linchia (Linhaça + Chia) Jasmine
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de fermento químico
2 ovos
1 xícara (chá) de água
Sal a gosto
Sugestão de recheio
Passata Orgânica Jasmine
Queijo muçarela
Cogumelo Shitake picado (pode ser substituído por Shimeji ou Porto Belo)
Folhas de rúcula
Modo de preparo
Bata os ovos, junte o azeite e, aos poucos, acrescente a farinha integral e a linchia. Adicione a água e misture bem. Coloque o fermento e mexa. Tempere com sal e coloque em um prato untado com azeite. Deixe descansar por 20 minutos. Coloque no forno por aproximadamente 30 minutos para assar bem a massa integral. Cubra com o recheio e asse por mais 15 minutos. Decore com as folhas de rúcula e sirva.
Benefícios: a receita de pizza com farinha de trigo integral traz um sabor semelhante à pizza tradicional, contudo, apresenta maior teor de fibras solúveis, ajudando na absorção controlada do carboidrato da própria massa. O recheio de cogumelos fornece alto índice de vitaminas e minerais, tornando a preparação ainda mais saudável.
Pizza de Escarola Sem Glúten
Ingredientes
2 xícaras (chá) de Aveia Flocos Finos Sem Glúten Jasmine
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
9 colheres (sopa) de água
Sugestão de recheio
Molho de tomate Orgânico Jasmine a gosto
Muçarela de búfala
Folhas de escarola
Palmito em tiras
Azeitonas cortadas
Modo de preparo
Misture a aveia em flocos finos com os ingredientes e jogue aos poucos a água. Sove com a mão e deixe descansando por 10 minutos em um recipiente untado com azeite. Abra a massa em forma de pizza e leve para assar por 25 minutos. Coloque o recheio e asse por mais 15 minutos.
Benefícios: a aveia é uma fonte de fibras betaglucanas que possui propriedades significativas na modulação do intestino. Dessa forma, essa receita de pizza agrega alto teor nutricional no cardápio, além de ser uma versão inclusiva na rotina de pessoas com restrição ao glúten. O recheio proposto para essa massa ainda oferece mais fibras e um equilíbrio de vitaminas e minerais.
Fonte: Portal Terra.com