post image

Sem tempo para ir à academia? Então leia os resultados desse estudo

Segundo as diretrizes médicas, um estilo de vida saudável deveria incluir cerca de 150 minutos por semana de uma atividade física aeróbica e moderada, como uma caminhada rápida. No entanto, breves períodos de atividade física durante o dia também podem proporcionar benefícios à saúde.

Pesquisadores norte-americanos doNational Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) avaliaram dados de 6.321 indivíduos com idades entre 18 e 85 anos, com o objetivo de comparar benefícios à saúde de uma breve atividade física (menos de 10 minutos) com uma atividade física mais prolongada (pelo menos 10 minutos).

Os participantes usavam acelerômetros durante 4 dias ou mais, por pelo menos 10 horas por dia. Cerca da metade dos participantes foram avaliados com exames em jejum para a dosagem de triglicérides, colesterol LDL (colesterol "ruim") e glicemia. Os resultados obtidos foram semelhantes para os dois grupos de atividade física.

Com exceção do índice de massa corporal, parâmetro que avalia a presença de sobrepeso ou obesidade, foram encontrados valores semelhantes para as variáveis ??biológicas entre os dois grupos de atividades físicas.

Os investigadores concluíram que, adultos que acreditam que não tem tempo para se exercitar, ainda são capazes de melhorar a sua saúde através de um estilo de vida ativo, o qual incluiria atividades de curta duração (subir escadas, fazer curtos trajetos caminhando, entre outros), ao invés realizar um regime de exercícios mais formalizado, como frequentar uma academia.

Fonte: NHANES

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: