Entre as características desses burritos veganos é que eles podem ser feitos com ingredientes diferentes e deliciosos. Além disso, você também pode tirar proveito dos restos acumulados na geladeira porque podem fazer parte de pratos atraentes.
140 gramas de tofu
½ colher de chá de cúrcuma em pó (3 g)
Azeite de oliva extra virgem
Sal negro
Pimenta do reino moída
4 tortilhas de trigo integral
Molho mexicano
1 cebola roxa
3 colheres de sopa de levedura de cerveja ou levedura nutricional (45 g)
1 abacate
1.Primeiramente, corte o tofu em pedaços e esmague-o com a ajuda de um garfo.
2.Logo depois, aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e adicione o tofu esmagado, o sal, a cúrcuma e a pimenta. Mexa então por 10 minutos e reserve.
3.Em uma panela separada, aqueça as tortilhas. Nelas, colocamos a cebola, o tofu mexido, o molho mexicano e o abacate cortado em cubos.4.
4.Polvilhe com uma colher de fermento e feche o burrito.
1 ½ xícara de feijão preto ou feijão carioquinha (300 g)
1 folha de louro
2 colheres de chá de pimenta do reino moída (10 g)
Óleo de girassol
Sal (a gosto)
1 cebola
1 pimentão vermelho e 1 verde
Azeite de oliva
1 colher de chá de sal de alho (5 g)
4 tortilhas de trigo
1.Em primeiro lugar, escolha e lave muito bem os grãos de feijão para remover a poeira e qualquer sujeira ou pedrinha. Entretanto, dependendo da dureza, pode ser aconselhável mergulhá-los em água e sal na noite anterior.
2.Coloque o feijão com uma folhinha de louro e água em abundância com uma pitada de sal em uma panela de pressão. Cozinhe em fogo médio-alto por meia hora. Logo depois que o vapor sair, abra a panela. Coe os grãos e reserve o líquido.
3.Adicione uma colher de pimenta moída em uma panela com óleo de girassol previamente aquecido. Adicione o feijão e tempere com sal.
4.Com um garfo, esmague o feijão enquanto mexe. Incorpore parte do líquido previamente reservado até obter um purê suave e compacto.
5.Logo depois, lave a cebola muito bem e corte-a em juliana grossa. Lave os pimentões e remova o pedúnculo, as sementes e os filamentos brancos do interior. Corte-os também em juliana grossa.
6.Em uma panela, aqueça três colheres de sopa de azeite de oliva e refogue a cebola e os pimentões em fogo médio-alto. Salgue a gosto, mexendo sempre. Retire então do fogo e reserve.
7.Na mesma frigideira, aqueça levemente as tortilhas de trigo por 30 segundos.
8.Recheie cada tortilha com uma camada de feijão e legumes salteados. Logo depois, feche e leve de volta à frigideira até que as tortilhas estejam levemente tostadas dos dois lados.
1 pepino médio
1 tomate médio
¼ de cebola roxa
¼ de pimentão verde
3 xícaras de alface cortadinha (90 g)
3 colheres de sopa de azeitonas pretas picadas (45 g)
2 xícaras de grão de bico cozido (440 g)
1 xícara de iogurte vegano sem açúcar (200 g)
2 colheres de sopa de endro fresco picado (30 g)
1 dente de alho
1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)
Pimenta a gosto
1 colher de chá de sal (5 g)
Quatro tortilhas grandes (de 25 cm)
1.Primeiramente, lavamos e ralamos a metade do pepino e adicionamos uma pitada de sal. Logo depois, colocamos em uma peneira, sobre uma tigela e apertamos porque devemos drenar a água muito bem.
2.Em seguida, colocamos o pepino em uma tigela e adicionamos o iogurte, o endro, alho, suco de limão e uma pitada de sal e a pimenta. Então, vamos obter um delicioso molho tzatziki.
3.A outra metade do pepino é cortada em cubos, assim como o tomate, a cebola e o pimentão verde. Misture estes ingredientes com as azeitonas e reserve.
4.Lave e escorra o grão de bico muito bem. Coloque-o em uma tigela e esmague à mão ou com um garfo.
5. Sobre as tortilhas, colocamos algumas folhas de alface, o grão de bico, os legumes cortados em cubos e um pouco de molho tzatziki. Fechamos então a tortilha. Em uma panela em fogo médio, assamos os burritos de ambos os lados, começando com o fechamento para impedir que se abram.
Fonte: melhorcomsaude.com.br