post image

Agência americana quer calorias em destaque em rótulos

A FDA (agência reguladora de alimentos e remédios nos EUA), pela primeira vez em duas décadas, vai propor grandes mudanças nos rótulos nutricionais existentes em embalagens de alimentos. A agência vai colocar a contagem de calorias em fontes grandes e ajustar os tamanhos das porções para refletir as quantidades consumidas pelos americanos.

As modificações propostas incluem uma que deve ser especialmente controvertida: a inclusão de dados de açúcares manufaturados e acrescentados ao alimento.

A modificação proposta ficará aberta para consulta pública por 90 dias, e qualquer mudança levará meses para ser finalizada. A FDA vai dar prazo de dois anos às empresas para fazer as mudanças.

Não está claro como a indústria alimentícia vai reagir às mudanças propostas, quedevem custar US$ 2 bilhões para ser implementadas.

A Associação de Produtores de Gêneros Alimentícios disse: "É crucial que as mudanças adotadas sejam baseadas nos dados científicos mais atuais e confiáveis".

A FDA propôs também mudanças nos tamanhos das porções de 17% das aproximadamente 150 categorias de alimentos embalados. As garrafas de refrigerante de 600 ml serão contadas como duas porções, em vez das 2,5 atuais. E o tamanho da porção citado em embalagens de sorvete, que hoje é de meia xícara, será aumentado para uma xícara.

Fonte: The New York Times

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: