post image

Mulheres obesas fazem apenas 1 hora de exercícios por ano

Os hábitos de exercício dos americanos são, em média, apavorantes, segundo um estudo publicado na revista “Mayo Clinic Proceedings”. Os pesquisadores acompanharam as atividades de 2,6 mil pessoas durante dois anos e descobriram que, em média, uma mulher obesa faz meros 11 segundos diários de exercícios vigorosos (o equivalente a uma hora por ano), enquanto homens com peso normal se exercitam em atividades de queima de gordura (como correr ou pular corda) por menos de dois minutos todos os dias, segundo uma reportagem do “Los Angeles Times”.

- Nós colocamos a atividade física para fora das nossas vidas e isto está causando as disparidades de saúde que observamos neste país - disse o autor do estudo, Edward Archer. - Como passamos nosso dia determina se armazenamos os alimentos na gordura ou nos músculos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) recomendam que adultos façam pelo menos 75 minutos de exercícios intensos ou 150 minutos dos de moderada intensidade toda semana, além de treinos de força muscular duas vezes por semana.

O novo estudo mostra que pessoas com peso considerado normal devem fazer entre 150 e 240 minutos de exercícios moderados (como golfe e ioga) semanalmente, mas o estudo confirma que pessoas obesas podem cair em um círculo vicioso de inatividade e ganho de peso.

De acordo com o CDC, duas em cada três pessoas nos Estados Unidos estão em sobrepeso ou são obesas, e a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco, derrame, hipertensão, diabetes, além de problemas respiratórios e alguns tipos de câncer.

No Brasil a situação não é muito diferente: mais de 18 anos tem sobrepeso (51%) e 17% são obesos, o que representa um a cada seis indivíduos. Os números são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2012, feita com base em 45 mil entrevistas feitas por telefone residentes nas 27 capitais. O levantamento é feito anualmente desde 2006 e apresenta indicadores da saúde do brasileiro, como excesso de peso e obesidade, alimentação, sedentarismo e consumo de álcool. O IMC é calculado dividindo peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: