post image

Diarréia infantil exige atenção redobrada dos pais

Os sintomas são bastante comuns: fezes em estado líquido várias vezes ao dia, boca seca, sede excessiva e diminuição da urina. Muito frequente nas crianças, os casos de diarreia aumentam consideravelmente no período chuvoso, devido à proliferação de insetos que espalham bactérias nocivas ao organismo ainda em desenvolvimento.

A sazonalidade da doença inspira cuidados simples, mas que fazem uma enorme diferença na saúde por prevenir a ocorrência de diarreia. “A principal forma de prevenção está na higiene. Lavagem das mãos, higienização dos alimentos, tratamento rigoroso da água consumida em casa e destinação correta dos dejetos ajudam a prevenir o problema”, pontua o pediatra José Maurício.

Mas e quando a diarreia já estiver instalada, como os pais devem agir? De acordo com o pediatra, a primeira providência é procurar reidratar a criança, já que quando assunto é diarreia, evita-se  uso de medicamentos. “As bactérias que infectaram a criança irão sair pelas fezes naturalmente, então o importante é conter a desidratação. Mesmo quando a diarreia está acompanhada de vômitos, os pais devem estimular a ingestão de muita água, soro caseiro e sucos”, recomenda.

A faixa etária comumente mais atingida pela diarreia é a que está entre os 6 meses e os 2 anos de vida, fase em que a imunidade da criança ainda é muito frágil. Sobre esse período, a nutricionista Ângela Soares reforça a importância do leite materno. “Embora não seja recomendado o consumo de leite durante o manejo da diarreia, o leite materno deve ser mantido, pois ele contém outras propriedades que vão proteger a criança”, explica.

Alimentação

A alimentação dos pequenos que estejam enfrentando uma diarreia também é fundamental para uma melhora mais rápida. A nutricionista Ângela Soares lista algumas recomendações que vão ajudar nesse processo.

- Reidratar a criança com soro caseiro ou fisiológico (comprado em farmácias), água de côco e sucos; e líquidos em geral, dando preferência aos naturais

- Retirar leite de vaca e derivados, pois a lactose provoca distensão abdominal (aumento da barriga pela difícil digestão);

- Evitar doces e achocolatados, pois eles fermentam no intestino durante a digestão;

- Não utilizar alimentos gordurosos, pois a gordura também é de difícil digestão e absorção pelo organismo;

- Evitar alimentos que são fontes de fibras, como saladas cruas, laranja, manga, dentre outros. Esses alimentos estimulam o trânsito intestinal e podem agravar o problema;

- Evite alimentos formadores de gases, como feijão, repolho, brócolis, cebola, bata doce, dentre outros;

- A criança que se alimenta exclusivamente de leite materno não precisa de outros alimentos, pois o leite da mãe tem propriedades protetoras.

Fonte: medplan.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: