post image

Janeiro Branco alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

O início do ano é um período que inspira novos planos e a reflexão sobre os propósitos de vida e das emoções. Diante disso, para valorizar o bem-estar psíquico e incentivar mudanças de comportamento, desde 2014 o Brasil reflete sobre o cuidado com a saúde mental. O Janeiro Branco nasceu em Uberlândia (MG) e atualmente é lembrado em todo país.

“Este é um tema que, mesmo sendo um tabu, precisa ser discutido sempre, principalmente durante o mês de discussão e planejamento para ações referente à saúde mental. Pois o Brasil encontra se com um dos mais altos índices de depressão, ansiedade e suicídio, de acordo com as organizações e associações de saúde. É importante buscar o autoconhecimento e formas de lidar com as adversidades e estresses do dia a dia”, afirma a psicóloga Denise Rocha.

Além dos transtornos os problemas psicológicos podem ocasionar sintomas psicossomáticos, tais como problemas de pele, queda de cabelo, gastrite, pressão alta, perda ou ganho de peso excessivos etc. “Ter o cuidado com a saúde mental é fundamental, como em qualquer outra área devemos prevenir sempre. “Problemas emocionais não tratados refletem fisicamente na saúde”, ressalta especialista da DMI.

A atenção ao próximo também é importante. “É necessário além do autocuidado, estar atento as pessoas ao redor. O adoecimento emocional nem sempre é percebido facilmente pelo próximo, por isso é importante identificar os sintomas e características que alertem para a necessidade de um cuidado mais especializado”, explicou a psicóloga Denise Rocha.

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: