post image

Startup desenvolve técnica para reduzir o desperdício de alimentos

Encontrar a meleca deixada por vegetais apodrecidos na gaveta da geladeira após algumas semanas de esquecimento não é uma das experiências mais agradáveis. Sem contar o desperdício, é claro. Para resolver essa questão, a startup norte-americana Apeel Sciences desenvolveu uma técnica para aumentar a durabilidade de frutas, legumes e verduras a partir de barreiras naturais responsáveis por desacelerar o processo de deterioração dos vegetais.

Partes que costumam ser descartadas, como folhas e caules, são processadas para criar um extrato que promete aumentar em até cinco vezes a vida útil dos vegetais. A empresa, localizada na cidade californiana de Santa Barbara, já disponibilizou dois produtos para venda: o Invisipeel, utilizado antes da colheita, e o Edipeel, aplicado no final da safra. Tudo isso sem a utilização de agrotóxicos.

Apesar de o preço da tecnologia ser ainda um limitador para a maior parte dos agricultores nos Estados Unidos, a Apeel incentivará a utilização do produto em regiões que convivem com quadros de fome endêmica. “Ofereceremos nosso serviço para países em desenvolvimento a custo de caridade”, diz Michelle Linn, porta-voz da empresa.

As Nações Unidas afirmam que cerca de 795 milhões de pessoas passam fome no mundo, e parte do problema está relacionado ao desperdício — um terço de toda a produção anual de alimentos é jogado no lixo.

Fonte: Galileu

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: