post image

Dia Nacional da Saúde e Nutrição chama atenção para uma rotina saudável

Para melhorar seu bem-estar físico e o crescimento do bebê que espera, a professora universitária Heidy Halana Farah, 26, procurou ajuda profissional para ter uma alimentação saudável. Mas melhorar seus hábitos alimentares não é uma tarefa fácil. Acostumada a passar em lanchonetes antes de ir para casa, agora ela tem que se conter para poder seguir corretamente as orientações da nutricionista. Especialistas alertam que a importância dos cuidados com a saúde e alimentação deve ser lembrada diariamente, especialmente hoje, no Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

Comemorada no dia 31 de março, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários no cotidiano para manutenção de uma rotina saudável. Para Heidy, apesar dos desafios que é mudar os hábitos alimentares de toda uma vida, melhorar a alimentação agora é um projeto da família. “Na primeira gravidez não tive tanto cuidado com a alimentação, mas nesta, como tive alguns problemas, decidi mudar meus hábitos alimentares para ter uma gestação tranquila. Pretendo seguir as orientações após a gravidez e também inserir na educação dos meus filhos”, disse.

De acordo com a  pesquisa “O que é para o brasileiro viver ao máximo?”, idealizada pela Abbott e feita com cinco mil homens e mulheres de todas as regiões do País, aspectos como alimentação desregulada (38%) e sobrepeso (43%), uma condição que já atinge 53,9% da população, foram citados como impeditivos para se viver plenamente.

A nutricionista Rita Machado conta que muitas pessoas acreditam que não conseguem melhorar a alimentação porque não consegue seguir uma dieta, não é disciplinada, mas ter uma alimentação saudável não é isso. “A nutrição não é restritiva, tem que ser equilibrada. Não é trocar a refeição, mas mudar o que se consome. Deixar de consumir produtos industrializados todos os dias e comer apenas um dia, por exemplo, já uma mudança de hábito, que ajuda você a dormir melhor e não ficar muito cansado”, apontou.

Conforme Rita, a dica para quem quer ter uma alimentação saudável é trocar os produtos industrializados pelos in natura e minimamente processados que são encontrados em feiras locais a supermercados que oferecem uma enorme variedade de produtos naturais, orgânicos, desidratados de marcas nacionais e locais como o Pátio Gourmet, em que vários produtos são comercializados prontos para o consumo, o que auxilia a manter uma alimentação saudável, equilibrada e barata.

E claro, sempre procurar um especialista antes de qualquer coisa. “Mudar hábitos alimentares é importante para prevenir algumas patologias e ter uma vida mais saudável. Mas é preciso consultar um profissional para seguir as recomendações”, ressaltou ela dizendo que os entre os principais vilões da alimentação saudável estão: refrigerantes, pizza, massa, sanduíches, mortadela, salsicha, calabresa, sucos de caixinha, entre outros. “Consumidos todos os dias acaba interferindo na saúde”.

Fonte: acritica.com

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: