post image

Equipe do Programa Saber Viver fala em reportagem sobre doenças crônicas e obesidade

image

“Eu estava com uns amigos no restaurante. Tive um mal estar súbito e eu pensei que tinha sido uma queda de pressão e não fui ao médico de imediato, nem no hospital e vim pra casa. Ai no outro dia eu não tive melhoras e fui procurar um serviço médico e já fiquei hospitalizado uns dez dias, onde fiz todos os exames e constatou que eu tive um AVC isquêmico”, detalha Leonardo.

Mas, após o ocorrido, Leonardo mudou radicalmente seus hábitos alimentares pondo fim ao sedentarismo e aderindo a prática de atividade física. “Antes eu era muito sedentário, mas agora estou bem ativo”, declara.

De acordo com dados do Ministério da Saúde as doenças cerebrovasculares, que incluem o acidente vascular cerebral (AVC), são as principais causadoras de morte no Brasil, totalizando pouco mais de 100 mil óbitos registrados em 2013. O aumento de casos de morte provocado por doenças crônicas também é uma realidade.

image

Segundo a enfermeira Ana Angélica Oliveira, coordenadora do Programa Saber Viver, a obesidade é uma das principais responsáveis pelo aumento de casos de doenças crônicas como diabetes, pressão alta, colesterol alto e doenças cardiovasculares. “A gente pode dizer sim que tem uma epidemia de obesidade e cada vez mais cedo atingindo adultos, crianças, adolescentes e até idosos”, pontua.

image

No Brasil, o problema atinge 17,9% dos homens e 18,2% das mulheres, segundo dados recentes da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). 

image

O endocrinologista, Wallace Miranda, que compõe a equipe do Saber Viver fala da importância de manter o check-up em dia. “O aconselhável é realizar exames uma vez por ano, por exemplo, os exames laboratoriais, mas claro isso vai depender de cada patologia", alerta o especialista. 

image

O acompanhamento adequado feito por profissionais qualificados é fundamental para quem deseja alcançar bons resultados. O casal Armando César Lages, advogado e Maria Dalva Lages, secretária, sabem bem disso. Eles são assistidos pela equipe multidisciplinar do Programa Saber Viver e com tão pouco tempo de acompanhamento já percebem os resultados positivos.

image

“Nós temos tido qualidade de vida e uma alimentação mais saudável. Embora a gente diga que sabe fazer dieta a gente não sabe. A gente pensa que sabe. Mas se recebermos orientação é bem melhor, pois nos traz uma vida totalmente saudável”, revela Dalva. O advogado Armando Lages, fala das melhorias, após o acompanhamento. “A gente percebe que até o estresse, cansaço, nervosismo e a correria do dia a dia estamos conseguindo administrar melhor”, reitera.

image

A nutricionista do Programa, Ariane Sousa, explica que a alimentação equilibrada ajuda na manutenção da qualidade de vida. “Eliminar o consumo de fast-food, massas, sanduíches, cachorro quente, batata frita, ou seja, alimentos que vão ter um valor calórico muito elevado, mas um valor nutricional realmente muito baixo. A gente tem que investir em alimentos que vão nos propiciar uma maior qualidade desses nutrientes. Ai nós falamos das frutas, das verduras”, disse.

image

Confira abaixo matéria:

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: