post image

Melhore sua atenção, foco, concentração, memória e inteligência

A complexidade do cérebro humano é ajustada de acordo com um padrão de processamento onde as funções estão todas conectadas. Melhorar a memória auxilia o foco que aumenta a atenção sustentada e a concentração. Isso é ser mais inteligente, sem dúvida alguma! Uma boa memória sempre depende da saúde e vigor do cérebro. Não importa se for um estudante, um executivo interessado em fazer o que for possível para permanecer mentalmente saudável ou uma pessoa mais idosa tentando preservar as boas recordações da vida.

É possível potencializar o cérebro em qualquer estágio de vida.

Existe um ditado antigo que diz que não é possível ensinar novos truques a um cão já mais velho, mas quando falamos do cérebro, os cientistas descobriram que esta premissa antiga simplesmente não é verdadeira.

O cérebro humano tem uma enorme capacidade de adaptação e mudança, até mesmo em estágios mais avançados da vida. Esta habilidade é conhecida como plasticidade. Com o estímulo correto o cérebro pode formar novas redes de conexões neurais, alterar conexões já existentes, adaptar e reagir em muitas maneiras diferentes.

Melhorando a capacidade da memória.

Quando a pessoa atinge a idade adulta, o cérebro já desenvolveu milhões de redes neurais que auxiliam o processo de recuperação de informações rapidamente, solucionando problemas já conhecidos e executando tarefas também já conhecidas com um mínimo de esforço mental. Mas, se permanecer neste caminho já conhecido, o cérebro não está sendo desafiado para desenvolver outras redes de conexões.

A memória, assim como um músculo que necessita exercícios, também demanda que haja uma mudança rápida. Quanto mais o cérebro é desafiado, mais é capaz de processar e recuperar informações armazenadas na memória. Contudo, nem todas as atividades cerebrais são iguais. Os melhores exercícios para o cérebro fogem da rotina e desafiam o uso e o desenvolvimento de novas conexões neurais.

A incrível capacidade do cérebro se adaptar é bastante real quando se trata de aprendizado e memória. É possível aproveitar o poder natural da neuroplasticidade para aumentar as habilidades cognitivas, aumentar as habilidades de aprender novas informações e melhorar o desempenho da memória em qualquer estágio de vida.

Exercícios para a memória.

Aproveitando a plasticidade do cérebro é sempre possível criar novos caminhos e rejuvenescer as atividades da memória com novos desafios:

Palavras cruzadas oferecem um novo desafio todas as vezes que as informações devem ser recuperadas de algum arquivo mental.

Caça palavras estimula a percepção visual e a memória de curto prazo na comparação e decodificação das semelhanças.

Decorar números é uma antiga prática que mantém o cérebro ativo, criando caminhos para recuperação de informações armazenadas. Decore os números dos telefones da agenda do seu celular.

Faça longas caminhadas ao ar livre para oxigenar o cérebro. O oxigênio é o alimento do cérebro e da memória. Adote também uma dieta rica em alimentos oxigenadores como a couve flor, brócolis, frutas e sucos em geral.

Durma ao menos oito horas por noite. A memória organiza as informações neste período!

Fonte: ciencianavida.com

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: