post image

Tem certeza de que você é saudável?

Em levantamento da área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril, feito com 1 190 pessoas empenhadas na busca por bem-estar e qualidade de vida, 96% admitem não conseguir, por diferentes motivos, adotar pelo menos um dos hábitos que sabem ser fundamentais para que alcancem seus objetivos. Por exemplo, dormir bem (cerca de oito horas) foi apontado como fator-chave, mas 42% dos entrevistados afirmam não fazer isso normalmente. Da mesma forma, embora concordem sobre o valor de exercitar-se, metade não treina regularmente. A seguir, 6 dicas simples para pôr a teoria em prática.

1. Em vez de viver de dieta, coma de tudo um pouco. “Faça refeições equilibradas, à base de comida de verdade”, recomenda a nutróloga Denise Lellis, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Em outras palavras, priorize verduras, legumes e frutas, de várias cores, e reduza o consumo de industrializados e fast foods. Não corte grupos de alimentos – mas procure escolher os mais saudáveis dentro de cada um deles, como os integrais no caso dos carboidratos. Tente provar sabores novos com frequência, diversifique sempre. A nutróloga Denise também sugere mastigar bem os alimentos para ter saciedade – e, assim, não cometer exageros à mesa.

2. Curta um pouco o sol todo dia. Bastam 15 minutinhos de exposição aos raios ultravioletas, sem protetor solar, para que organismo possa produzir vitamina D – a campeã das citações entre os 46% dos entrevistados que declaram ter alguma carência de nutriente. O vice-campeão no ranking do grupo pesquisado é o ferro, seguido pelo Complexo B. Com exceção do vitamina D, que precisa também do sol, o suprimento dos demais micronutrientes costumam depender quase que exclusivamente de uma alimentação diversificada. Ainda assim, em alguns casos (ou momentos), a suplementação de vitaminas e minerais pode ser uma opção.

3. Tenha sua garrafa de estimação. Todo mundo sabe que beber 2 litros de água por dia faz bem à saúde, pois repõe a hidratação perdida com a urina e o suor, hidrata as cordas vocais, libera toxinas e estimula os rins. Mas só 43% das pessoas pesquisadas alcançam, de fato, essa cota. Manter sempre por perto uma garrafa de água, para ir tomando aos goles, sem pressa, é a melhor estratégia para cumprir a meta.

4. Conheça o próprio organismo. E respeite seu ritmo. Você nunca consegue dormir antes da meia-noite? Não se force a deitar às 22 horas, mas procure dormir o suficiente para seu descanso – o que pode variar de seis a dez horas por noite. Teste e ache seu número. Do mesmo modo, tente comer quando estiver com fome, e não apenas adotar cegamente um plano de três refeições seguidas de lanchinhos.

5. Mantenha a tranquilidade e dê um passo de cada vez. Na pesquisa, como a esmagadora maioria não consegue fazer tudo que julga necessário, somente 9% dos entrevistados atribuem nota 9 ou 10 à sua rotina no que diz respeito a ser mais ou menos saudável. “Talvez as pessoas estejam sendo rigorosas demais”, pondera o clínico geral e infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, da Universidade Federal de São Paulo. “O rigor excessivo alimenta o estresse, o que faz mal à saúde.” Por exemplo, não deu ainda para aderir a alguma prática regular de exercício? Sem desespero. Para começar, saiba que não é preciso ir à academia, muito menos escolher uma atividade física de alta intensidade. Caminhar de 30 a 40 minutos diários, na rua, já afastará o sedentarismo e tornará você mais saudável, diz Olzon Monteiro da Silva. E não se culpe se às vezes não der nem isso. Tente mexer-se mais no seu dia a dia – subindo escadas, por exemplo, e até incluindo na agenda do fim de semana umas voltas divertidas de bicicleta.

6. Busque o prazer. Deixar de ir a festas por medo de comer o que não deveria não é boa ideia. Afinal, encontrar os amigos, rir, sentir-se perto das pessoas de quem se gosta, tudo isso ajuda a ter saúde, assim como ler, ir ao cinema ou ter um hobby. Para a Organização Mundial da Saúde, não basta ter o corpo livre de doenças. Saúde corresponde a bem-estar físico, psicológico, social e espiritual.

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: