post image

Para treinar empregado distraído, 'microaulas'

Como treinar funcionários que podem ficar desatentos cada vez mais facilmente? Para certas empresas, a resposta tem sido aulas digitais de curta duração à disposição dos funcionários. O tempo médio de atenção — o período em que uma pessoa pode permanecer concentrada numa única tarefa sem se distrair — na América do Norte caiu de 12 segundos em 2000 para 8 segundos em 2015, principalmente devido aos smartphones, o entretenimento sob demanda e a infiltração das redes sociais nas vidas das pessoas, segundo um estudo da Microsoft Corp.

Em resposta, grandes empresas como Uber Technologies Inc., Gap Inc. e Pernod Ricard SA estão utilizando aplicativos e sites de “microaprendizado” para treinar funcionários em aulas curtíssimas. “O modo como as pessoas aprendem mudou”, diz Calvin Ng, diretor de aprendizado e desenvolvimento da Pernod Ricard nos EUA. “Os funcionários não estão necessariamente envolvidos só porque estão sentados hoje em uma sala de aula olhando centenas de slides e ouvindo [o que é dito]”, diz ele.

Entre as empresas de aprendizado eletrônico que fornecem formatos de microaprendizado estão a Grovo, Udemy Inc. e duas empresas do LinkedIn: a Lynda.com Inc., para habilidades corporativas, e a Duolingo para línguas.

A maioria delas produz ou distribui uma mistura de vídeos e lições interativas que duram menos de cinco minutos e incluem testes. Elas também tornam as aulas disponíveis para os usuários sempre que eles quiserem acessá-las on-line ou através de smartphones. O formato pode ser usado para treinamentos teóricos ou práticos, desde como usar um determinado software de contabilidade ou um equipamento de fábrica até como gerenciar conflitos e motivar equipes.

O Uber tornou o aplicativo Duolingo disponível a motoristas no Brasil, Colômbia e México que queiram melhorar seus conhecimentos da língua inglesa para conseguir atrair mais corridas. Quando um motorista prova sua proficiência em inglês ao concluir um certo número de lições, seus carros são listados para passageiros de língua inglesa que procuram um motorista que fale a língua.

Fonte: WSJ
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: