post image

Para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física, Medplan promove evento na Potycabana

No dia 06 de abril é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e o maior plano de saúde do Piauí está preparando uma programação especial para celebrar a data: um dia cheio de atividades para a toda a família. O evento será realizado no dia 09 de abril (sábado) na Potycabana, das 17h às 19h.

Em 2016, o tema central da celebração é “Criança Ativa; Adulto Saudável!”, e está sendo desenvolvido pela ONG Agita Mundo, surgida em São Paulo após o grande sucesso da implantação do Programa Agita São Paulo pela Secretaria de Saúde do Estado. O Programa é considerado pela OMS como um modelo de promoção da saúde.

Para entrar no clima do tema da campanha deste ano, o Programa Mais por Você, do Medplan criou uma proposta de atividades que serão voltadas especialmente para as crianças. “Nós teremos dois educadores físicos convidados que vão conduzir atividades para as crianças, e também que permitam a participação dos pais, pois a ideia é envolver toda a família nessa conscientização”, explica a coordenadora do Mais Por Você, enfermeira Rochelle Rufino.

Sobre o Dia Mundial da Atividade Física

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.

A mensagem central do Agita São Paulo está de acordo com a recomendação do CDC - Centers for Disease Control and Prevention e do ACSM - American College of Sports Medicine, de que todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada de forma continua ou acumulada.

Segundo estudo realizado no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Universidade de Harvard e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), 51 mil mortes por ano poderiam ser evitadas se a população realizasse alguma atividade física, tanto no tempo de lazer, em casa, no transporte ou no trabalho. Lembrando que atividade física pode ser qualquer movimento que aumente o gasto de energia como limpar a casa, cuidar do jardim, passear com o cachorro, praticar esportes, etc.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: