post image

Artes de Março 2016 valoriza a cultura nordestina

Resgate da cultura e valorização da tradição nordestina. É com essa proposta que o Teresina Shopping realiza o Artes de Março 2016, que nesta edição traz o tema “Pelos Sertões”. O maior evento de cultura do Piauí será realizado de 08 a 31 de março no mall, e trará grandes atrações nacionais e regionais, que apresentará ao público shows musicais, recital e exposições.

A efervescência cultural do Vale do Pajeú em Pernambuco é a grande inspiração da 18° edição do Artes de Março. Uma região rica em cultura que ganha visibilidade através do cordel, repente e poesia. Segundo Marcos Pê, artista e idealizador do projeto “Pelos Sertões”, uma viagem despertou o interesse em mostrar para os piauienses a riqueza da cultura nordestina. “O tema surgiu a partir de um passeio ao Vale do Pajeú. Lá vimos cultura por onde passávamos. De repente olhávamos para um idoso de 70 anos ou uma menina de quatro anos, e todos estavam declamando uma poesia”, disse.

A proposta do Artes de Março “Pelos Sertões” é valorizar tanto intérpretes como grandes compositores da cultura nordestina.

Shows musicais

Entre os dias 08 e 19 de março, o átrio do Teresina Shopping será animado por muita música nordestina. Para iniciar a programação musical, no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a cantora  Irah Caldeira apresenta seu show que une forró tradicional e músicas românticas e ainda um recital com Isabelly Moreira, Monique D’Angelo, Mariana Teles e Tonfil Marinho.

A programação da primeira semana terá também, as Severinas formado por Isabelly Moreira, Monique D’Angelo e Marília Correia, que mesclam música e poesia em suas apresentações; Bia Marinho e “Em Canto e Poesia” composto pelos artistas Antônio Marinho, Greg Marinho e Miguel Marinho; Naeno Rocha, um dos compositores piauienses mais conhecidos e Agda Moura e Vates e Violas.

A segunda semana do festival terá a apresentação da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos e do cantor Santana que tem como grande fonte inspiradora o estilo imortal de Luiz Gonzaga. Os artistas piauienses Soraya Castelo Branco, Gonzaga Lu, Vavá Ribeiro e Carol Costa farão uma homenagem ao artista Xico Bizerra.

Outra grande atração do Artes de Março será Maciel Melo cantando grandes sucessos, com destaque para o xote do cabloco sonhador, música popularizada nas vozes de Fagner e Flávio José. Flávio Leandro, Beto Brito, Orquestra Funffec de Cordas e Grupo de Chorinho fecham a programação de shows do festival.

Recital e exposições: poesia em sons e formas

O sertão, a vida sertaneja e a cultura do Vale do Pajeú serão alguns dos componentes do recital apresentado pelas artistas Isabelly Moreira, Monique D’Angelo, Mariana Teles Tonfil Marinho, que abrirá os trabalhos do Artes de Março “Pelos Sertões”.

As exposições “Nos Sertões dos Poetas” do artista Marcos Pê e “Santo Sertão” de Sérgio Carvalho também farão parte da programação do festival. Sérgio Carvalho apresentará a religiosidade em torno de Padre Cícero e Marcos Pê mostrará o sertão em cores, tintas e versos.

Confira a programação:

Dia 08 de março – Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher

Recital - Isabelly Moreira, Monique D’Angelo, Mariana Teles e Tonfil Marinho.

Show – Irah Caldeira

Dia 09 de março

Show – As Severinas

Dia 10 de março

Show – Bia Marinho e Em Canto e Poesia

Dia 11 de março

Show – Naeno Rocha

Dia 12 de março

Show – Agda Moura e Vates e Violas

Dia 13 de março

Show - Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos

Dia 14 de março

Show – Santanna, o Cantador

Dia 15 de março

Show- Homenagem a Xico Bizerra, com Soraya Castelo Branco, Vavá Ribeiro, Gonzaga Lu e Carol Costa

Dia 16 de março

Show - Maciel Melo

Dia 17 de março

Show – Flávio Leandro

Dia 18 de março

Show - Beto Brito

Dia 19 de março

Shows – Orquestra Funffec de Cordas         

Grupo de Chorinho

Exposições de 08 a 31 de março

Exposição “Santo Sertão” - Sérgio Carvalho

Exposição “Nos Sertões dos Poetas” - Marcos Pê 

Fonte: Ascom Teresina Shopping

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: