post image

Qual o melhor horário para fazer exercício?

De manhãzinha, antes do almoço, a meio da tarde, antes do jantar ou pela noitinha. Qual a melhor hora para treinar?

Esta é uma das questões mais frequentes entre as pessoas que iniciaram há pouco tempo a prática de exercício físico e que ainda se estão a habituar a toda esta nova rotina anti-sedentarismo.

Ao Buena Vida (do El País), José Antonio Fernández, diretor técnico na Clínica Bodyon, revela que, na verdade, “qualquer hora do dia é recomendável” para treinar, mas o melhor é mesmo “experimentar” e “ir trocando de horário conforme os objetivos, o tempo, a vida social e o trabalho… só assim descobriremos o nosso melhor momento”.

Também Francisco Pascual, diretor da área de Fitness do Club Metropolitan, defende que o melhor momento para treinar “depende de cada pessoa, das suas atividades e do seu relógio biológico”.

Contudo, e independentemente da rotina de cada um, existe um ‘momento biológico’ que, por si só, permite um treino mais eficaz: o pico da testosterona. De acordo com Francisco Pascual, esta hormona encontra-se em maiores quantidades “durante a tarde”, porém há quem defenda o treino matinal como o mais adequado.

É o caso de Ángel Durántez, especialista em Medicina da Educação Física e do Deporto, embora saliente que cada caso é um caso e cada pessoa deve, acima de tudo, conhecer os seus ‘relógios internos’.

Mas quem não pode (ou não quer) treinar à tarde ou de manhã, ou simplesmente não tem um horário certo para o fazer, tem sempre uma solução para que o exercício seja eficaz: fazer primeiro o treino de força e só depois o cardiovascular, ou em sessões separadas para que não se fique exausto com os exercícios de resistência”.

Fonte: MSN

 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: