post image

Exercícios físicos pela manhã reduzem a pressão arterial

É comum entre os praticantes de atividades físicas a dúvida se treinos matinais são mais benéficos do que os realizados à noite. Um estudo recente feito pelo mestre em educação física Leandro Campos Brito, revela que a prática de atividades pelas manhãs tem um impacto maior na redução da pressão arterial. Brito explica que os exercícios praticados no período matinal possuem um efeito hipotensor - capacidade da atividade em reduzir os níveis padrões da pressão arterial no decorrer do dia -, maior do que os realizados à noite.

"Essa redução é chamada de hipotensão pós-exercício, que não causa sintomas clínicos. É uma proteção ao sistema cardiovascular no período de recuperação após a atividade", afirma o profissional. 

O profissional explica que a pressão arterial se eleva fisiologicamente da manhã até o período da tarde, com um pequeno intervalo, começa reduzir após às 18 horas e chega aos menores índices durante o estado mais profundo de sono. O estudo realizado nos dois períodos mostra uma maior efetividade na redução dos valores padrões da pressão no treino feito pela manhã.

"O exercício físico eleva a pressão arterial momentaneamente, durante a realização da atividade, mas assim que é encerrada a sessão de exercício ela retorna aos valores padrões e, na grande maioria das vezes, diminui em relação aos valores observados sem a prática da atividade física", complementa.

Apesar da conclusão, Leandro afirma que treinar durante a manhã não é exatamente melhor do que treinar à noite. O estudo foi premiado no 16º Simpósio de Educação Física e Esporte, evento-satélite do 36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Foi feito com base em sessão de treinamento individual: uma durante a manhã e outra realizada no período noturno. A intenção do profissional agora é aplicar o estudo para um período de treinos mais amplo.

Notícia completa em Estadão

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: