post image

Como fazer render o 13º salário

Alívio no final de ano, principalmente em meio à inflação a galope, o 13º salário traz melhores frutos quando é usado com sabedoria. Embora a primeira tentação seja gastar assim que pinga na conta — a primeira parcela é paga até o final de novembro —, especialistas recomendam planejamento para decidir onde alocar o reforço.

A prioridade deve ser eliminar dívidas em atraso, situação de quase 60 milhões de brasileiros, conforme a Serasa. Como o crédito em financeiras e bancos se tornou muito caro e seletivo, o 13º pode ser uma solução para quem não está conseguindo tomar empréstimo para quitar parcelas que ficaram para trás.

— Todo dinheiro extra deve ser direcionado a dívidas, aliviando o orçamento para os meses seguintes — defende o consultor financeiro Adriano Severo.

O especialista explica que os juros de empréstimos pessoais e para compra parcelada em lojas subiram muito nos últimos meses, exercendo peso demasiado no bolso dos consumidores. Segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a média do juro para pessoa física ficou em 5,86% ao mês em outubro. Portanto, a prioridade deve ser eliminar todas as dívidas, e quem tem mais de uma, deve eliminar primeiro as que trazem os juros mais elevados.

— Caso não consiga pagar a dívida inteira, o cliente pode usar o dinheiro extra para negociar com o banco um bom desconto — recomenda o consultor.

O 13º também pode ser reservado para as contas de final de ano. Aconselha-se prever qual será a soma de boletos como IPVA, IPTU, matrícula escolar, seguro automotivo, e calcular se o dinheiro extra vai dar conta. Caso afirmativo, uma boa escolha é guardar para pagá-las. Senão, deve-se optar por pagar à vista aquelas que ofereçam maiores descontos para pagamentos desse tipo.

— O dinheiro que sobrar após o pagamento de dívidas e a formação de reserva financeira pode servir para investir — diz Severo.

Veja as dicas:

LIMPE O NOME

Elimine as dívidas em atraso, que podem levar seu nome a cadastros negativos de crédito como Serasa e SPC, piorando a situação financeira.

PENSE NAS FÉRIAS

Ainda dá tempo para pesquisar preços de pacotes ou hotéis e barganhar preços para pagamento antecipado. Outra opção é reservar para o Natal da família.

REFORCE ECONOMIAS

Dinheiro extra pode ser o passaporte para novos investimentos. Especialistas recomendam títulos de tesouro direto, com aplicação inicial baixa e rendimento acima da poupança.

GUARDE PARA IMPOSTOS

Nas próximas semanas começam a chegar boletos de renovação de seguros, taxas como IPTU e IPVA e passa a correr o prazo para pagar as matrículas escolares.

ANTECIPE PAGAMENTOS DE CONTAS

Pague parcelas negociando desconto nos juros. Além de ter um final de ano mais tranquilo, isso traz redução significativa no tamanho da dívida.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: